O Pacto Global

Pacto

Por iniciativa do então Secretário Geral da ONU, Kofi Annan no ano de 2000, foi lançado o Pacto Global, que surgiu com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para adoção, em suas práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas do meio ambiente, direitos humanos, relações de trabalho e combate à corrupção.

A criação deste Pacto, levou em consideração que atualmente as empresas são protagonistas fundamentais no desenvolvimento social das nações e devem agir com responsabilidade na sociedade com a qual interagem. O Pacto reúne em torno dos seus princípios, empresas dos mais diversos setores da economia internacional e localidades que buscam gerenciar seu crescimento de maneira responsável, levando em conta os interesses e as preocupações dos mais variados stakeholders.

Os 10 princípios defendidos, derivam da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. Os princípios são:

1 – As empresas devem apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente;

2 – Assegurar-se da sua não participação em violações destes direitos;

3 – As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

4 – Eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

5 – Abolição efetiva do trabalho infantil;

6 – Eliminar a discriminação do emprego;

7 – As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva dos desafios ambientais;

8 – Desenvolver iniciativas de promover maior responsabilidade ambiental;

9 – Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis;

10 – As empresas devem combater a corrupção em todas as formas, inclusive extorsão e propina.

O Pacto Global não é um instrumento regulamentador e nem um código de conduta, e sim uma iniciativa voluntária e importantíssima que busca fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania através de lideranças comprometidas com a causa. E hoje em dia estamos vendo que falta muito comprometimento de fato com a causa, muito se fala, muito se debate, mas pouco se faz. Além de funcionar como complementação às atividades de sustentabilidade das empresas, o Pacto Global também foi a base para a criação da ISO 26000, que trata da normatização da responsabilidade social empresarial.

Apesar da maioria dos assinantes deste documento ser empresas, o Pacto Global abre espaço para que os interessados sem atividade empresarial também possam assinar o compromisso. Assim, no caso brasileiro, por exemplo, 17% deles se dividem em cidades, ONGs, setor público, sindicatos e instituições de ensino.

Falando em Brasil, no dia 26 de julho de 2000, chefiadas pelo Instituto Ethos, diversas empresas brasileiras tornaram-se assinantes deste Pacto, foi um encontro que reuniu diretores de diversas agências da ONU, executivos das maiores empresas do mundo, representantes de organizações não governamentais e organizações de trabalhadores dos mais variados países. De acordo com dados de junho de 2009, 338 instituições (empresas e organizações sem atividades empresariais) brasileiras eram assinantes do Pacto Global.

Pelo que temos acompanhado no nosso Brasil, muitas empresas nem conhecem este Pacto, pois como não é uma norma regulamentadora e não é obrigatório, não se dá muita importância. Fiz questão de colocar este assunto em discussão para mostrar que a 14 anos atrás, já existia um documento de excelente intenção, que se preocupava de fato com os direitos humanos, as relações de trabalho, o meio ambiente e ao combate à corrupção, mas que até hoje, infelizmente de nada valeu, por isso, cabe a nós levantar esta bandeira e fazermos algumas reflexões. Isso tudo é um grande aprendizado e um grande exercício de gestão.

Você conhecia este Pacto? Teve acesso a ele? Você acha que é viável? Você segue alguns princípios desse Pacto? Sua empresa segue?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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