O Outro Lado da Terceirização
Foi aprovado pela Câmara dos Deputados o projeto de lei 4330/2004, que regulamenta contratos de terceirização no mercado de trabalho. Agora, este projeto será encaminhado diretamente para votação no Senado.
Mas afinal, o que é esta “famosa” terceirização? Terceirização é quando uma empresa prestadora de serviços é contratada por outra empresa para realizar serviços determinados e específicos. Esta prestadora de serviços emprega e remunera o trabalho realizado por seus funcionários, ou então subcontrata outra empresa para realização desses serviços. Nesta situação, não há vínculo empregatício entre a empresa contratante e os trabalhadores ou sócios das prestadoras de serviços.
Este novo projeto tem causado grande discussão por vários lados, empresas, políticos, sindicatos, imprensa e trabalhadores, uns acham vantajoso, outros nem tanto, já para outros, será totalmente prejudicial aos trabalhadores.
Como isso ainda será amplamente debatido, podendo mudar muitas ou algumas coisas, não vamos falar desta parte da terceirização agora.
Sendo assim, vamos falar sobre o outro lado da terceirização e que afeta diretamente clientes e por consequência as empresas.
Hoje já existe a terceirização de alguns serviços, como atendimento (Call Centers), Limpeza, Departamento Pessoal, Marketing e etc.. Quando uma empresa terceiriza algum tipo de serviço, ela precisa estudar muito bem a empresa a ser contratada e o tipo de serviço a ser executado. Existem ótimas empresas de terceirização, mas existem também empresas que criam verdadeiros traumas em clientes e empresas contratantes.
Quando você vai terceirizar algo, é preciso ter em mente que aos olhos do cliente, a responsabilidade por algo correr bem ou não, é da sua empresa e não da terceirizada, pois quando ele fez algum tipo de negócio, o nome que consta no contrato não é da terceirizada, sendo assim, se você contratou uma empresa errada, sua empresa é culpada e errada duas vezes.
Terceirizar um tipo de serviço é a mesma coisa que dar a esta empresa uma procuração para agir em nome da sua empresa, por isso, é um passo muito importante que precisa muito bem estudado, elaborado e estruturado, pensando os prós e como superar os contras, pois está em jogo a satisfação do cliente e o futuro de sua empresa.
Você já teve problemas ao terceirizar alguma coisa, seja como cliente ou como empresa contratante? Você acha importante tomar todas as precauções possíveis? Quando terceirizar algo, deve-se contratar uma empresa que cobra menos ou aquela que oferece garantias de qualidade?
Um grande abraço a todos!
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