A Liderança Trazendo Resultados

liderança

O esporte dando exemplos concretos para a vida pessoal e profissional, desta vez o futebol.

Em Março/99 estreava na equipe do Santos, vindo das equipes de base, um garoto de 17 anos, franzino, cabelo raspado e que entrou no segundo tempo de um jogo totalmente monótono, mas que após sua entrada deu nova vida a este jogo.

O tempo foi passando e ele foi encantando a todos, com seus dribles desconcertantes, sua ousadia, seu gols, seu jeito moleque, descontraído e brincalhão, tudo caminhava muito bem para o Santos e para ele, e nada parecia atrapalhar a carreira vitoriosa ao qual ele iria seguir, enfim, um profissional fadado ao sucesso.

Porém, conforme o sucesso foi aumentando dentro de campo com suas jogadas fantásticas e fora do campo através de um espaço cada vez maior na mídia, começaram os problemas.

Problemas começam a surgir com os adversários, que passaram a ser violentos contra ele, as faltas eram cometidas dentro de uma sequencia absurda, algumas de fato violentas, outra ele simulava, e quando começaram estas simulações, começou ali outro problema, começou a ganhar a fama de cai cai, os árbitros começaram a deixar de marcas faltas, e as vezes faltam que realmente existiram, com isso ele passou a ser um jogador marcado e rotulado por simular faltas.

Mesmo com tudo, isso ele era um jogador fundamental para o Santos, decidindo vários jogos e sendo o grande ídolo e xodó da torcida. Mas os problemas foram aumentado, começaram a vir as expulsões e problemas com técnicos adversários que reclamavam constantemente de suas atitudes dentro de campo.

O estopim de tudo isso ocorreu em 2010 após uma discussão acalorada com o então técnico do Santos na época Dorival Jr., a discussão ocorreu durante uma partida dentro de campo e tomou enormes proporções fora de campo.

Neste momento como o próprio atleta menciona, ele chegou ao “fundo do posso” ao entrar em casa e ver sua mãe chorando e seu pai muito chateado, dizendo que aquele não era o filho que ele criou. Olhando para tudo isso e ouvindo seu pai, ele começou a mudar o seu rumo, mas devido a este problema e por não aceitar o tipo de punição ao atleta pedido pelo técnico, a diretoria do clube santista resolveu então demitir o seu técnico.

Isso deixou o atleta muito chateado, porém continuou jogando seu futebol e mudando algumas das suas atitudes. Acredito que já sabem de quem estamos falando, sim, ele mesmo Neymar Jr.

Depois da saída de Dorival Jr. em setembro/09, chegou em Abril/11 o técnico Muricy Ramalho, esta chegada sem dúvida foi fundamental para a guinada em sua carreira. Com o pai de Neymar Jr. muito mais presente e atento a tudo, e com o técnico Muricy Ramalho trabalhando o atleta com mais atenção e foco ele finalmente vingou dentro e fora de campo. Ganhou vários títulos pelo Santos, inclusive uma Libertadores da América, despertou o interesse de vários clubes de primeira linha do mundo, ganhou espaço dentro da seleção brasileira, além de virar o maior garoto propaganda do país, todos queriam Neymar Jr. em suas campanhas de marketing.

Isso tudo culminou com sua transferência para o grande e badalado Barcelona (Espanha) e se transformou no principal jogador da seleção brasileira, sendo o famoso camisa 10, que já usada por Pelé, Rivelino, Zico entre outros. Na abertura da copa do mundo no Brasil, ele foi o grande destaque da seleção brasileira marcando dois gols e não fugindo da responsabilidade de ser o jogador que tem a missão de decidir os jogos, ele pode até errar, não ser campeão e nem o melhor jogador da copa, mas ele vai para cima e não foge das cobranças e nem das responsabilidades, se entrega mesmo.

Ao acompanhar a trajetória de sucesso de Neymar Jr., enxergamos o quanto é importante a tarefa e a responsabilidade dos líderes na vida de uma pessoa e de um profissional. Com tudo que aconteceu em sua carreira, ele podia tranquilamente ter se transformado em mais um jogador que não deu certo e terminaria sua carreira em um time de baixa expressão, mas com a liderança de seu pai, que o colocou no caminho certo, falando a verdades e cobrando novas atitudes, e do técnico que o mostrou como de fato as coisas são para um profissional de sucesso, trabalhando ali no dia a dia, de forma séria, visando uma melhora continua, com muita disciplina e respeito, ele se transformou em um profissional exemplar dentro e fora do campo, claro que ainda tem coisas para ajustar, sem dúvida, afinal que não tem. Mas em breve, continuando por este caminho, ele tem tudo para se transformar também em um grande líder e quem sabe, ser o capitão da seleção brasileira na próxima copa, este é o desafio para os seus próximos líderes.

Você teve líderes que te ajudaram assim? Você já passou, ou conhece alguém que tenha passado por problema parecido? Você acredita que um bom líder é fundamental para o crescimento das pessoas e dos profissionais? Você acredita na figura do líder? Se não fosse a liderança, Neymar Jr., seria o que ele é hoje?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *