O Grande Problema Chamado Spam
Como sofremos e reclamamos com tanto spam chegando a todo momento e de todos os lugares em nossos e-mails. Perdemos boa parte do nosso tempo, removendo o chamado spam, pois na grande maioria das vezes não nos interessam, nos causando apenas dores de cabeça.
Mas afinal, o que é spam? Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails que nos chegam sem solicitação e que geralmente são enviados para um grande número de pessoas, como se fosse uma produção em massa.
Como a internet chegou para ficar e causou grande impacto na vida das pessoas, tornando-se um dos principais veículos de comunicação, evoluindo para revolucionar a maneira de fazer negócios, ela tornou-se um local de coisas boas e ruins, sendo o spam, umas das práticas ruins. O spam é famoso por ser considerado uma dor de cabeça na vida dos usuários de e-mail, impactando diretamente na produtividade dos colaboradores e degradando o desempenho de sistemas de redes.
O spam substitui as famosas cartas para obtenção de dinheiro fácil, encontradas nas caixas de correio, substitui também as dezenas de panfletos recebidos nas esquinas e as ligações telefônicas oferecendo produtos. A grande diferença e que é muito relevante, é o simples fato de que para enviar cartas ou panfletos e ligar para as pessoas, existe um custo para as empresas, já com o spam, este valor é totalmente irrisório.
O spam foi uma oportunidade que surgiu para estas empresas atingir um número muito maior de usuários com um investimento pequeno, para alcançar os mesmo objetivos.
Para piorar a situação, atualmente o spam está associado a ataques à segurança da Internet e do usuário, propagando vírus e golpes. Tão preocupante quanto o aumento desenfreado do volume de spam na rede, é a sua natureza e seus objetivos.
Com toda esta dor de cabeça, vejo como problema de atendimento os envios de spam por parte das empresas. Quando você envia algo para alguém, sem autorização, causando problemas e dor de cabeça, isso significa falta de respeito ao cliente, e se você desrespeita um cliente, você está prestando um péssimo atendimento.
As empresas precisam repensar sobre estes envios, e desafiar as áreas de marketing, para criar algo de baixo custo, que traga os resultados esperados pela empresa, mas que não leve dor de cabeça aos clientes.
Mas enquanto as empresas não mudam esta triste postura, como podemos nos defender deste tão temido spam?
A primeira coisa a fazer é reclamar de spams para os responsáveis pela rede de onde partiu a mensagem.
Além de enviar a reclamação para os responsáveis pela rede de onde saiu a mensagem, procure manter o e-mail mail-abuse@cert.br na cópia de reclamações de spam. Deste modo, o CERT.br pode manter dados estatísticos sobre a incidência e origem de spams no Brasil e, também, identificar máquinas mal configuradas que estejam sendo abusadas por spammers.
Vale lembrar que recomenda-se não responder a um spam ou enviar uma mensagem solicitando a remoção da lista de e-mails, pois geralmente, este é um dos métodos que os spammers utilizam para confirmar que um endereço de e-mail é válido e realmente alguém o utiliza.
Para que os responsáveis por uma rede possam identificar a origem de um spam é necessário que seja enviada a mensagem recebida acompanhada do seu cabeçalho completo (header).
É no cabeçalho de uma mensagem que estão as informações sobre o endereço IP de origem da mensagem, por quais servidores de e-mail a mensagem passou, entre outras.
Você também tem problemas com spam? O spam te traz dor de cabeça? Você já fez reclamações sobre spam? Já deixou de comprar de alguma empresa por excesso de spam? Você acha que o spam é problema de atendimento também?
Um grande abraço a todos!
Referência: http://www.antispam.br/reclamar/
Comentários