O Funcionário foi Elogiado! E Agora?

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Com os serviços de atendimento cada vez mais precários e os profissionais cada vez menos preparados, elogiar alguém, acaba sendo quase uma missão impossível.

Mesmo com toda esta dificuldade, existem pessoas que conseguem se destacar e mostrar para o cliente que de fato ela se preocupa com o bem estar, com o bom atendimento, com a satisfação e tranquilidade do cliente, e pessoas assim são merecedoras de elogios, pois na hora de criticar é correto fazer, mas na hora de elogiar é também tão correto quanto.

Mas quando um cliente elogia um profissional da sua empresa, o que acontece? Como sua empresa trata esse elogio? Isso é levado para o profissional elogiado? É compartilhado com os outros colaboradores da equipe?

Pois bem, nos últimos dez meses, consegui encontrar alguns grandes profissionais de atendimento, profissionais daqueles que fazem a diferença e o deixa surpreendido e muito satisfeito com o tipo de serviço que ele presta.

Por incrível que pareça, nesses dez meses, elogiei diretamente para as seis empresas, seis colaboradores, recebi retorno de três destas empresas, agradecendo pelo elogio e que este era o propósito da empresa, e que todos os funcionários tinham o mesmo padrão.

Mas aí vem o primeiro erro, você pode até querer e treinar os colaboradores, para que todos tenham o mesmo padrão de atendimento, como ocorre por exemplo na Disney, mas em nenhuma dessas empresas foi o que presenciei, pois se você não monitorar, não reciclar e não fizer um acompanhamento direto do atendimento, estando ao lado do profissional e do cliente, isso jamais vai acontecer.

Em todas essas empresas, estes colaboradores foram exceção, isso remete essas empresas a algumas atitudes, como por exemplo, dar um feedback para este profissional diferenciado, usá-lo de forma adequada para que se torne uma referência dentro da empresa, ajudando na formação de novos colaboradores, além de investir nele, buscando sempre a melhoria continua. Outro exemplo é melhorar o processo seletivo, o treinamento, criar um ambiente favorável, criar campanhas motivacionais, além de outras medidas. Vale lembrar aqui, que as outras três empresas, nem retorno me deram.

Para a minha surpresa, depois de um mês de cada elogio, voltei aos estabelecimentos e falei com os colaboradores, e pasmem, nenhum deles recebeu feedback sobre os elogios. Será que de fato essas empresas estão preocupadas com o cliente? Será que de fato estão preocupadas com seus colaboradores? Estariam elas preocupadas em ter os melhores profissionais?

Como a sua empresa trata os elogios? Como o seu líder trata os elogios que seus liderados recebem? Você enxerga dentro da sua empresa, uma política de valorização aos profissionais diferenciados? Você já elogiou algum profissional?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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