O fator bem-estar, temos ou achamos que temos?

Bem-Estar

Hoje em dia, muito se fala em qualidade de vida e bem-estar. Mas afinal, o que é bem-estar de fato? Nós temos este bem-estar? O que é para cada um, bem-estar?

Uma pesquisa mundial, incluindo o Brasil, realizada pela Gallup e publicada pelo livro “O fator bem-estar”, mostra os 5 elementos essenciais para uma vida pessoal e profissional de qualidade.

Muitas vezes achamos que estamos fazendo algo que vai melhorar o nosso bem-estar, mas no futuro, notamos que nada ou quase nada melhorou e que estávamos errados na escolha.

Por exemplo, a grande maioria das pessoas acreditam que bem-estar é apenas ser rico e/ou bem sucedido e se limita à saúde e condição física, muito pelo contrário, concentrar-se em apenas um desses elementos isoladamente poderia nos levar à sérios problemas, trazendo sentimentos de frustração e até mesmo fracassos.

A obstinação por sucesso, poder e dinheiro, levam muitos profissionais a abrir mão de seus relacionamentos pessoais às custas do trabalho excessivo. As pessoas são rápidas para investir em programas que fazem ganhar dinheiro rápido ou perder peso rápido, compram livros, dvds, participam de cursos, mais na verdade, o foco intenso em apenas uma área ou duas, pode ser bem prejudicial ao seu bem-estar.

Bem-estar consiste em uma combinação de vários elementos que fazemos diariamente, como a qualidade dos nossos relacionamentos, a segurança de nossas finanças, a vitalidade de nossa saúde física e mental e o orgulho que temos ao contribuir com nossas comunidades, ou seja, a ajuda ao próximo.

Na pesquisa realizada com mais de 150 países, atingindo mais de 98% da população mundial, notamos que as pessoas dão uma importância desproporcional para a boa saúde e a riqueza, talvez porque estas coisas são mais fáceis de medir e acompanhar ao longo do tempo, enquanto para medir nossa carreira ou a saúde dos nosso relacionamentos, não temos uma forma padrão.

Por isso, visando criar uma medida abrangente de bem-estar individual, a Gallup desenvolveu uma avaliação composta das melhores perguntas feitas durante os últimos cinquenta anos, testando centenas de perguntas entre os países, idiomas e condições de vida imensamente diferentes, e ao concluir esta pesquisa, chegou-se aos cinco elementos universais essenciais de bem estar que diferenciam uma vida próspera e alegre de uma vida feita através de sofrimento.

O primeiro destes elementos refere-se à como você ocupa seu tempo ou o que faz todos os dias, ou seja, o Bem-estar Profissional; o segundo elemento refere-se à ter relacionamentos duradouros e amor em sua vida, ou seja, o Bem-estar Social; o terceiro elemento refere-se à administrar de maneira efetiva a vida econômica, ou seja, o Bem-estar Financeiro; o quarto elemento refere-se em ter boa saúde e energia suficiente para realizar as coisas diariamente, ou seja, o Bem-estar Físico; e o último e quinto elemento, refere-se à sensação de compromisso que possuímos com o local onde vivemos, ou seja, o Bem-estar na Comunidade.

As pesquisas apontaram que 66% das pessoas tem ido bem em pelo menos um dos elementos acima citados e somente 7% tem prosperado em todos os elementos, com isso, podemos concluir que apenas 7% da população mundial tem de fato um bem-estar verdadeiro, enquanto 93% não tem, mais acham que tem.

A pesquisa ainda apontou que Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Noruega, Suécia, Holanda e Canadá, são pela ordem, os países com maior percentual de prosperidade (bem-estar), o Brasil aparece apenas na 36ª posição, atrás de países como Panamá, Costa Rica, Chipre e Cazaquistão.

Estes números são preocupantes e alarmantes, precisamos repensar nossas vidas para de fato viver melhor, com isso, vamos trabalhar melhor, liderar melhor, melhorar os resultados pessoais e profissionais, enfim, seremos seres humanos melhores, melhores pais, melhores mães e melhores filhos. Pensem nisso.

Um grande abraço

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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