O Exemplo Chamado Islândia!

Islandia

A Islândia é o país de menor densidade populacional da Europa. São 320 mil habitantes, e dois terços deles, vivem na área de Reykjavík, já a segunda maior cidade fora dessa zona, Akureyri, na costa norte, possui somente 17 mil habitantes. A maioria dos islandeses mora perto do litoral, uma vez que o interior (highlands) não passa de um deserto gelado, que é impenetrável no inverno.

O país ainda possui 22 vulcões ativos, 250 áreas geotermais, 780 fontes quentes e a terceira maior geleira do mundo, depois da Antártica e da Groenlândia, é também uma vasta biblioteca de informações para os cientistas, e um grande parque de diversões para os turistas. A Islândia possui mais ou menos o mesmo tamanho que a Inglaterra.

Mas por que resolvemos falar hoje deste país tão desconhecido pela maioria das pessoas aqui no Brasil? Resolvemos falar porque a seleção da Islândia, grande surpresa da Eurocopa, conquistou de vez o coração dos torcedores após a vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra, pelas oitavas de final da competição, onde a televisão islandesa registrou um recorde absoluto de audiência, ou seja, 99,8% dos televisores estavam ligados na partida.

O que foi visto até este momento através da Islândia, foi um grupo sério, motivado, alegre, humilde, comprometido, com objetivos, enfim, qualidades que todos gostariam de ver não somente na nossa seleção de futebol, mas nos políticos, nas empresas e nos profissionais, ou seja, é um grande exemplo a ser seguido.

Após a heroica vitória contra a Inglaterra, seu técnico disse: “Se você quer o melhor da vida, tem que estar pronto quando a oportunidade aparecer. Essa grande oportunidade foi colocada nas nossas mãos. Esse será um dia que falaremos para o resto das nossas vidas”.

Se não bastasse todas essas qualidades por parte da seleção da Islândia, os torcedores também fazem bonito, e em pura sintonia com os atletas, comandada pelo capitão Aron Gunnarsson, fizeram ao fim da partida, uma comemoração ensaiada que ganhou repercussão em todos os veículos de imprensa do mundo.

O capitão Aron Gunnarsson, mostrando ao mundo o que é estar dentro daquele grupo e como é o comprometimento e o grau de motivação e entrega dos companheiros, disse: “Quando olho para o meu companheiro de equipe, sei que ele se sacrificará para compensar meus erros. E eu faço a mesma coisa para ele. É a nossa atitude, a nossa mentalidade. E acreditamos nela”.

Gunnarsson não é o craque da equipe, mas é sem dúvida, a cara da seleção neste campeonato. É um líder incontestável e para completar, é ele quem puxa a comemoração que virou marca registrada dessa seleção e da torcida, numa pose de guerreiros, jogadores e torcedores esticam os braços e batem palma com força acima da cabeça, aos gritos de “Hu, Hu, Hu”.

Este exemplo é sem dúvida muito forte, real e que deve nos fazer pensar ainda mais sobre o verdadeiro espírito de equipe, de liderança, de como lidar com clientes e com o povo. Se você ainda não teve a oportunidade de ver essas imagens, não perca tempo, busque na internet e vejam, é de arrepiar a sintonia, o grau de comprometimento, entrega e etc.

Você gostaria de fazer parte de uma equipe assim? Gostaria de ter políticos que tivessem esse tipo de comportamento? Líderes que se entregam e participam desta forma? Claro que a Islândia não é um país perfeito, como nenhum é, mas estão sempre em busca desta perfeição, em busca de fazer o melhor, com muita dedicação e respeito, essas são atitudes que podem mudar a sua empresa, a sua vida, e porque não, a vida do mundo.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *