O Eterno Problema das Entregas
As compras de e-commerce, ou seja, compras feitas via internet, vem crescendo expressivamente ano a ano, porém, um dos maiores problemas, se não for o maior enfrentado pelos clientes que compram através desta modalidade, é a demora na entrega.
As compras feitas pela internet hoje em dia são bem mais confiáveis, mas é preciso ter cautela para comprar, pesquise os sites seguros para não ter dor de cabeça no futuro. Mesmo assim, o tema demora de entrega, figura até mesmo em empresas de grande porte de mercado como um problema. Por isso, a melhor alternativa ainda, para quem precisa de um produto rapidamente, é comprar diretamente na loja física.
É certo que os números tem diminuído, afinal, as empresas tem grande interesse no sucesso dessa forma de comercialização, pois além de facilitar as compras dos clientes, as lojas tem uma queda de custo muito expressiva, mas mesmo assim o número para este quesito ainda é muito alto.
O consumidor não só está comprando mais pela internet, como também está mais cuidadoso, mas o problema entrega, é algo que infelizmente você só enfrenta depois que comprou, criando um transtorno.
Ao olhar para esta situação, enxergamos algumas alternativas, que inclusive já são seguidas por algumas empresas dentro do segmento. O correio é sem dúvida um problema enfrentado pelas empresas, o relacionamento com o mesmo é muito difícil, principalmente quando surge um problema, os prazos para as respostas são longos e quando ela chega, nem sempre é clara o suficiente. Neste caso, acredito que o PROCON precisa tomar algumas atitudes para ajudar as empresas e os clientes que dependem deste serviço.
Outro fator fundamental é a empresa ter no seu quadro, profissionais de atendimento, de retaguarda (Back-Office) e líderes, altamente qualificados, que saibam lidar, encaminhar e solucionar as questões, além de prestar um atendimento diferenciado, claro, transparente, objetivo, com empatia e muito respeito e educação.
O uso de courier é também uma alternativa que algumas empresas usam para suprir o problema com o Correio, mas ainda é muito caro para os nossos padrões, podendo onerar mais o cliente e/ou trazer prejuízos para as empresas.
Você já teve problemas de entrega com compras feitas pelo e-commerce? Sua empresa tem problemas para fazer entrega aos clientes que compram no seu e-commerce?
Um Grande Abraço a Todos!
Comentários