O Eterno Problema Chamado Assitência Técnica

assistência técnica

Já não é de hoje, mas só pesquisar preços, modelos e prazos de garantia oferecidos pelas empresas não é mais suficiente para evitar transtornos e dor de cabeça depois de uma compra.

Se você adquiriu um produto, principalmente produtos que sejam eletrodoméstico ou eletroeletrônico, é fundamental que pesquise também o funcionamento da rede de assistência técnica dos mesmos, pois este é um item pouco considerado no momento de fechar o negócio, mas é fundamental para o relacionamento tranquilo com o fabricante no caso de problemas.

Sendo assim, não deixe para pesquisar sobre a assistência técnica dos produtos quando der problema, se antecipe e fique mais tranquilo, apesar que hoje em dia, mesmo pesquisando, você não consegue achar um grande número de empresas que fazem um grande trabalho como assistência técnica, o problema vai desde o mau atendimento, passando por problemas de peça e chegando nos prazos nunca cumpridos, sem falar na falta de organização e liderança.

Já recebi diversas reclamações de pessoas que passam por sérios problemas junto a assistência técnica. Comigo não foi diferente, minha última experiência foi totalmente desastrosa, onde vi tudo de errado que uma empresa pode fazer.

Deixei logo pela manhã um aparelho celular para trocar o display que estava trincado e como consequência, o celular só ficava com metade da tela acessa, a outra parte estava escura. Fui informado que ficaria pronto a tarde, como tinha uma reunião longe dali, disse que pegaria no dia seguinte.

Ao chegar na assistência técnica no final da tarde do dia seguinte, fui atendido em dez minutos, porém, apenas para dizer o que eu queria, aí fui informado que iriam mandar buscar o aparelho celular no andar de cima e emitir a nota e que eu deveria aguardar.

Esperei por uma hora, e não era falta de funcionário e sim descomprometimento dos atendentes, falta de processos bem definidos e organizados, falta de gestão e liderança, enfim, uma bagunça generalizada.

Os atendentes ficavam andando de um lado para o outro bem devagar, parava na mesa de um, beijava um, passava a mão no cabelo de outro, contava piada, e assim seguiam as coisas.

Quando fui perguntar quem era o Gerente, me mostraram alguém que estava atendendo e não tinha o menor perfil de liderança, desta forma, as coisas não podiam e nem vão caminhar da forma correta, pois quem deveria estar organizando e fazendo a gestão do negócio estava atendendo e não desenvolvendo de fato a sua função.

Este foi apenas um, de diversos problemas que ocorrem em assistência técnica espalhadas pelo país, cada um com sua característica, mas o mau atendimento é sem dúvida o pior e o que mais dá dor de cabeça aos clientes.

Será que os fabricantes fazem uma auditoria na assistência técnica? Com certeza não. Acredito que a fiscalização e a auditoria precisam ser constante nas empresas que prestam serviço de assistência técnica, medindo entre outras coisas, a qualidade do atendimento, do serviço e o nível dos profissionais ali presentes.

Você já teve problemas em assistência técnica? Foi mal atendimento? Teve seu problema solucionado rapidamente? Você também acredita que os fabricantes precisam tomar medidas mais enérgicas contra as empresa que prestam serviços de assistência técnica?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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