O Erro Chamado Pressa

pressa

No mercado atual, onde predominam as redes sociais e o mundo da internet, vivemos em uma sociedade na quase totalidade digital, na qual a informação corre o mundo na velocidade de um clique, desta forma, a lentidão não convém e significa problemas para sua empresa e para você enquanto profissional. Sendo assim, a rapidez é associada com eficiência, capacidade estratégica etc.

Porém, não podemos jamais confundir ou achar que rapidez e pressa é a mesma coisa, muito pelo contrário, são coisas totalmente diferentes. O importante é ser rápido, mas nunca ter pressa, ser ansioso, fazer as coisas a qualquer tempo. Ser rápido é fazer as coisas de forma calma, sem precipitação, com planejamento, foco, ser ágil na identificação de problemas, nas mudanças, mas com muita maturidade e uma atenção adequada nas decisões e reações, saber calcular riscos, ser dinâmico e voltado para a ação a um tempo certo, mas com o timing adequado na comunicação, relações e etc. A pressa peca no quesito qualidade para o trabalho, pois como diz dois ditados: “a pressa é inimiga da perfeição” e “a pressa passa e o erro fica”.

O sucesso, seja para as empresas como para os profissionais, demora a vir, dói e dá muito trabalho, mas tenha certeza de uma coisa, dói menos e demora menos do que não ter sucesso, do que desistir, do que não ter planos e nem sonhos, e devido a um fracasso por ter feito tudo apressadamente.

Mas afinal, como poderemos saber e identificar a diferença entre agilidade e pressa? É muito simples, basta ler sobre o que falamos acima e analisar de que forma está agindo você e sua empresa, mas se mesmo assim ficar em dúvida, olhe de onde vem seu centro de comando e seu autocontrole. Se você é comandado de fora para dentro, ou seja, do mundo externo para você, é fato que você reage impensadamente a pressões externas de um mundo agitado, com isso, usa a pressa para decidir e fazer as coisas. Mas se você é comandado de dentro para fora, mantém-se no ritmo que julga adequado e reage de forma proativa aos eventos externos, com certeza você é um profissional ágil e vai decidir na grande maioria das vezes a forma correta de fazer as coisas.

Se você tem pressa e é ansioso, sua correria significa stress, mas se você é ágil, tem autocontrole emocional e reage a partir de um comando cerebral adequado, está no caminho certo, vá se aprimorando sempre.

Antes de mais nada, sucesso não é dinheiro, cargos, poder, fama e etc., sucesso é ter uma reputação exemplar, um histórico de grandes trabalhos prestados e bons resultados colhidos para você, sua empresa, amigos e familiares, e isso se consegue com muito trabalho, dedicação, ética, agilidade e jamais com pressa.

Você é uma pessoa apressada ou ágil? Sua empresa é marcada pela agilidade ou pela pressa? Você concorda que a pressa, de fato, mais atrapalha do que ajuda?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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