O E-mail, é um Problema ou uma Solução?
Para quem ainda desconhece, e-mail significa electronic mail, traduzindo, correio eletrônico. Os endereços normalmente vem com uma “@” (arroba) logo depois do nome do usuário, que significa o termo “em”, isso quer dizer que o usuário está “em” um determinado domínio.
O termo, e o próprio e-mail, como é conhecido hoje, foram inventados por Ray Tomlinson, um programador dos Estados Unidos. Em 1971, Ray usou a ARPANET, uma rede de computadores que deu origem à Internet como conhecemos hoje, para fazer envio e leitura de mensagens simples.
No começo, o e-mail teve a função de trocar mensagens simples entre usuários da própria ARPANET, como se fosse o SMS dos dias de hoje. Conforme este sistema foi evoluindo, a possibilidade de mandar mensagens maiores foi aumentando cada vez mais, desta forma, o e-mail começou a ser mais visto como, de fato, um correio eletrônico.
Com o passar do tempo, o e-mail começou a ser visto como uma oportunidade comercial, pois em 1978, Gary Thuerk enviou uma mensagem para mais ou menos 600 pessoas da ARPANET vendendo um computador que na época era o “top”. Neste momento foi lançado o primeiro spam da história, com isso, a reação dos que receberam, como acontece hoje, não foi nada boa.
Mas, a maior realização que o e-mail causou de fato, era proporcionar a comunicação com outra pessoa de qualquer lugar do mundo. Mas como nem todos tiveram a oportunidade de ter o seu próprio e-mail na década de 70, foi realmente em meados de 1990 que começaram a surgir os primeiros serviços de hospedagem.
Com a divulgação e o crescimento desta grande ferramenta, as pessoas do mundo corporativo em especial, começaram a descobrir o novo, aumentando a produtividade, encurtando o tempo de resposta, melhorando a qualidade da informação, onde de forma prática, tudo que foi conversado ficava ali armazenado, como se fosse um arquivo, caso amanhã houvesse algum problema, lá estava o documento guardado e autorizado por alguém.
Sem sombra de dúvida, o e-mail é uma ferramenta maravilhosa, e que ajudou a solucionar grandes problemas e trazer de fato uma grande inovação ao meio corporativo.
Porém, com o passar do tempo, com o surgimento de outras ferramentas e o tempo cada vez mais escasso dos profissionais, o e-mail começou a se transformar em boa parte dos casos uma dor de cabeça, pois hoje em dia, existem pessoas que não respondem aos e-mails, demoram para responder, falam que não receberam, enfim, não conseguem dar conta do que entra em sua caixa postal.
Com tudo isso, uma ferramenta que ainda é muito usual, prática, rápida e solucionadora de grandes problemas, acabou virando um tormento na vida das empresas, dos profissionais e dos clientes, tudo isso, porque boa parte das pessoas não conseguem administrar seus e-mails, sendo assim, muitos profissionais acham que esta ferramenta atrapalha, quando na verdade é exatamente o contrário. Então, respondendo a pergunta tema. Se você souber utilizar corretamente o e-mail, ele será uma grande solução e jamais um problema.
Você acha que o e-mail é um problema ou uma solução? Você tem ou teve problemas com e-mail? Na sua empresa, o e-mail é um problema ou uma solução?
Um grande abraço a todos!
Comentários