O Colaborador Errou, e Agora?

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Existe uma frase bem antiga que diz: “Errar é Humano”. Mas será que no dia a dia empresarial isso é aceito ou empregado? Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar-se de algo muito importante: ninguém está imune a erros, por isso, não se deve desconsiderar o profissional.

Quando um colaborador comete um erro, principalmente um grande erro, infelizmente na maioria das empresas e para a maioria dos líderes, ele, colaborador, fica visto para sempre como o profissional que cometeu o erro x, isso ocorre também, quando um colaborador fracassa em sua área de atuação e passa a ser denominado um fraco.

Mas cuidado, um erro cometido apenas uma vez, por maior que seja este erro, não define o profissional como ruim ou fraco, muito pelo contrário, é bem possível que um colaborador que cometeu um erro gravíssimo, seja considerado um  daqueles que mais trabalha e se dedica em busca do seu sucesso, da empresa e do atingimento das metas estipuladas, sendo assim, o erro não pode transformar um grande profissional dedicado em um colaborador medíocre ou inferior.

É impossível dizer que um grande erro transforma um colaborador exemplar e dedicado em uma pessoa que deve ser vigiada o tempo todo ou até mesmo ser demitida, como muitas empresas através de seus fracos líderes fazem.

Por isso, os grandes líderes, jamais olham para os colaboradores por apenas um ângulo, muito pelo contrário, eles os olham através de todos os ângulos e analisam com critério o histórico destes colaboradores, caso contrário, podem e acabam cometendo injustiças ao punir os colaboradores, principalmente com uma demissão, que infelizmente é “normal” acontecer nesses casos.

É preciso saber analisar muito bem este tipo de situação, pois erros acontecem, mas podem também ser propositais, aí sim, a decisão precisa ser única e exemplar, pois coloca em risco não só a credibilidade da empresa, como também a credibilidade e segurança de todos os colaboradores que ali trabalham honestamente.

Reconhecer os erros, entender os erros e ajudar nas correções, são tarefas que fazem parte do dia a dia dos colaboradores e líderes, afinal, errar é humano e todos de uma forma ou de outra podem cometê-los, pois ninguém é perfeito, mas todos precisam ser honestos, íntegros e transparentes.

Na sua empresa os erros são aceitos? Você aceita erros dos seus colaboradores? Você demite o colaborador que erra? Como você e sua empresa tratam o erro?

Queremos alertar que não estamos defendendo o erro, apenas alertando que precisam ser melhor analisados, pois a grande maioria não sai de casa para trabalhar pensando em errar e prejudicar alguém.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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