O cliente sempre tem razão?

razão

Para entendermos melhor o processo de relacionamento com clientes, precisamos entender a base deste processo visitando um pouco da história do nosso país no período colonial, onde predominava o regime de servidão na sociedade escravocrata, e com isso valia a lei do mais forte. Tudo que tinha de bom e de melhor, deveria ser reservado aos colonizadores, desta forma, o pensamento predominante nesta época era de que os colonizadores (consumidores, clientes) sempre tinham razão. Passaram-se séculos, e o Brasil que era colônia e também foi império, chegou à República com vícios do passado, dificultando ainda mais a transformação da sociedade agrária em industrial.

Construir uma sociedade de consumo, para possibilitar o desenvolvimento do país, foi um verdadeiro marco para a mudança de paradigma nas relações de consumo. Sendo assim, surgia no início do século XX, o consumidor brasileiro, que com o passar dos anos, começou a merecer uma atenção cada vez maior por parte dos fornecedores, culminando com sua maior valorização no final do século, a partir da criação do Código do Consumidor.

A partir deste momento então, começamos a discutir um grande questionamento, que vem dominando o relacionamento cliente x fornecedor, ou seja, será que o cliente sempre tem razão?

Se deixarmos de lado a imagem que vimos acima, criada no passado colonial, teremos condições de responder com maior convicção que nem sempre o cliente tem razão, pois deverá predominar nas relações de consumo, os princípios de cidadania e a certeza de que existem direitos e obrigações para ambas as partes. Desta forma, algumas empresas colocaram a frente dos problemas gerados através do relacionamento cliente x empresa a figura do Ombudsman, que deve ouvir e entender os clientes de uma forma imparcial, visando possibilitar melhorias de processos e de atendimento que levem ao encantamento do cliente, ao fortalecimento da empresa e até a fidelização por parte dos clientes.

Podemos entender que este papel de ouvidor pode e deve ser feito pelas Centrais de Atendimento, que tem ali naquele momento com o cliente, a oportunidade de reverter uma situação desfavorável para ambas as partes, para o cliente que está insatisfeito por algum problema gerado, e para a empresa que pode perder o cliente para um concorrente. Mas para isso, é necessário ter uma Central de Atendimento muito bem preparada, com objetivos claros, pessoas preparadas, qualificadas, motivadas e voltadas para a solução, que respeitem e entendam as necessidades dos consumidores. Partindo por este lado, quanto vale hoje uma Ouvidoria dentro de uma empresa? Para quem olha e entende o negócio como um todo, vai notar que hoje, mais do que nunca, o papel de uma Ouvidoria nas empresa é estratégico.

Estudos recentes mostram que de cada 20 clientes insatisfeitos apenas um reclama formalmente para a empresa, ou seja, a cada 100 reclamações formais podem existir 2 mil clientes insatisfeitos. Se considerarmos que as pesquisas indicam que um cliente insatisfeito conta para 11 pessoas sobre o mau atendimento recebido, então poderemos verificar que o crescimento da informação negativa será em progressão acelerada.

Sabemos ainda que conquistar novos clientes custa de 5 a 8 vezes mais caro do que a manutenção de clientes. Mas mesmo gastando mais, como conseguir novos clientes com uma propaganda tão negativa no mercado? Pois é, isso é ainda pior, gastar mais e não trazer clientes. Por isso, cuide muito bem dos já clientes, pois desta forma, sua empresa os manterá e ainda vai conseguir conquistar novos clientes sem gastar quase nada, pois estes clientes satisfeitos é que vão trazer os novos, ou por indicações ou ainda por manter sua empresa sempre atrativa dentro do mercado.

Portanto, após todo este raciocínio, chegamos a conclusão que o cliente nem sempre tem razão e nem sempre não tem razão, nem sempre está certo e nem sempre está errado, mas independente deles clientes estarem ou não com a razão, o importante é dar-lhes atenção, saber agir com respeito, agilidade e sabedoria, solucionando as dúvidas e/ou os eventuais problemas gerados.

Se uma empresa, ao receber uma reclamação, fizer o tratamento de forma rápida, clara e transparente, dando uma resposta ao cliente que seja verdadeira, ele cliente ficará satisfeito e a empresa terá a oportunidade de corrigir suas falhas. Cliente que reclama, não é problema, muito pelo contrário, ele só está prestando a sua empresa um trabalho de consultoria gratuito e muito valioso.

Dessa forma, ter uma Ouvidoria não significa que você está expondo sua empresa ao mercado para mostrar suas fraquezas nem uma “sacada” de marketing para mostrar que a empresa está preocupada com seu cliente, mas sim inclui-los no processo de decisão da empresa, reforçando a relação cliente x fornecedor, cliente x prestador de serviço, e assim sucessivamente.

Agora fica um alerta, de nada adiantará estabelecer uma Ouvidoria na empresa, se não houver, por parte dos seus principais dirigentes, apoio, vontade, preocupação, comprometimento e motivação para investir na capacitação e contratação dos profissionais, e criar uma conscientização na empresa como um todo, quanto à necessidade de se avaliar o grau de satisfação dos clientes.

As Ouvidorias são canais de comunicação permanentes conectados com clientes internos e externos, visando conhecer, entender, orientar e resolver problemas, além de propor melhorias que facilitem o dia a dia dos clientes e tornar a empresa competitiva e essencial para os clientes.

Ouvidoria não resolve tudo sozinha. Ouvidoria é a junção de todos os departamentos de uma empresa, que trabalham arduamente na melhora de processos, melhora na qualidade de atendimento, de produtos e/ou serviços, visando sempre a satisfação dos verdadeiros patrões, OS CLIENTES.

Lembrem-se, os clientes nem sempre tem razão, mas até para dizer isso a eles, você precisa ter pessoas preparadas, pois isso não é dito de forma direta e ríspida, e sim através de atitudes, explicações e soluções claras, bem colocadas e com muito respeito e educação.

Sua empresa age assim? Existe na sua forma de atendimento uma Ouvidoria “enraizada”? Sua empresa apóia o cliente?

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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1 Comment

  1. Excelente artigo, concordo com todas as ponderações feitas para descrever esse árduo trabalho que é o de conquistar e manter clientes, muito mais que técnicas é preciso ter “feeling” para compor a área comercial de uma empresa.

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