O Cliente é de Fato Prioridade na sua Empresa?

prioridade

Segundo o dicionário Michaelis, prioridade significa: Qualidade ou estado de primeiro; antecedência no tempo. Precedência no tempo ou no lugar, primazia, preferência. Direito de falar primeiro ou de ser atendido em primeiro lugar.

Muitas empresas dizem que o cliente é prioridade zero, prioridade única e etc.. Como lemos acima, prioridade é ser atendido em primeiro lugar, nada de prioridade zero ou outras atribuições. Normalmente quando uma empresa diz que o cliente é prioridade zero, ela acaba tratando o cliente como nota zero, ou seja, não dão a prioridade esperada pelo mesmo.

As empresas existem e tem sucesso por um motivo único, ela tem clientes. Mas, para manter os clientes existentes, conquistar novos e deixar todos felizes a ponto de virarem fãs, as empresas precisam ter profissionais altamente capacitados e produtos e/ou serviços de qualidade, que passe ao cliente confiança e credibilidade. Além disso, é preciso que todos dentro da empresa trabalhem para o cliente e tenham em mente, que eles precisam atender cada vez melhor e cada vez mais rápido às necessidades dos clientes, apresentando soluções e não criando dor de cabeça aos mesmos.

Quando falamos que o cliente é prioridade, significa dizer que quando surge um problema ou uma necessidade envolvendo o cliente, todos precisam se concentrar na solução para que a resposta venha de forma rápida e satisfatória.

As áreas de atendimento precisam ser reconhecidas dentro das empresas também como prioridade, pois se elas atendem alguém que é prioridade, nada mais justo e correto, que elas não tenham somente este tratamento internamente, mas que também seja vista como tal pelas outras áreas.

Tenho visto no decorrer dos anos muitas centrais de atendimento “pagando” por erros que não foram gerados por elas, mas sim pelas chamadas áreas de apoio que não deram a resposta certa dentro do tempo hábil e definido nos processos.

Isso se deve em grande parte por culpa da cultura da empresa, que é criada de cima para baixo e em muitas vezes diminuem a importância das centrais de atendimento, e quando você diminui a importância da sua central de atendimento, você diminui a importância na qualificação do profissional, diminui a qualidade dos equipamentos, da estrutura, com isso tudo acontecendo, diminui também a importância do cliente para o seu negócio. É exatamente esta a imagem que o cliente enxerga, por isso, deixa sua empresa em busca do concorrente.

Quando uma empresa prioriza de fato os clientes, ela prioriza a empresa como um todo, pois todos ali, seja de forma direta ou indireta, trabalham para o cliente se sentir feliz, bem atendido, com produtos e serviços de qualidade e que superem suas expectativas.

Sendo assim, vamos chegar a conclusão que de fato são poucas as empresas que priorizam os clientes, por isso, temos tantas reclamações espalhadas por todos os lugares e com poucas soluções.

Sua empresa prioriza o cliente? Você prioriza o cliente? Você como cliente, se sente ou já se sentiu priorizado?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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