O Brasil que dá Certo?
A semana passada, após receber um convite, tive o prazer de realizar uma palestra no Espro Ensino Social e Profissionalizante com sede no Centro de São Paulo, dentro do “VII Encontro de Olho no Futuro”, onde falei para vários jovens sobre planejamento de carreira.
Fiquei impressionado não só com a forma de trabalho do Espro, mas também com os jovens que encontrei ali, pessoas já empregadas, com bons conhecimentos, perspectivas de futuro, vontade de vencer e atualizadas com a realidade do país.
Tivemos um evento de aprendizado para ambas as partes, e saí de lá com esperança de que o Brasil pode ter um futuro promissor pela frente, basta investir pesado e com planejamento na educação, que a maioria dos jovens vão seguir este caminho.
Quando os jovens recebem atenção, direcionamento, são ouvidos e tem a sua frente pessoas capacitadas a passar o melhor conteúdo e discutir o melhor caminho, eles crescem e vão em busca dos objetivos. São pessoas preocupadas com o seu crescimento pessoal e profissional, preocupadas com a natureza, com o meio ambiente, com a política, a corrupção e etc.
Durante minha carreira tive a oportunidade de trabalhar com diversos jovens, e foram experiências magníficas que até hoje surtem efeitos. Precisamos ter mais instituições que pensem assim e invistam nos jovens deste país, caso contrário, vão se perder na vida, como já aconteceu e continua acontecendo com muitos, com isso, futuramente viveremos dentro de um país do caos, pois não pensando no futuro, não se olha e nem se cuida do presente, e jamais devemos esquecer que os jovens de hoje serão os adultos de amanhã.
Para quem não conhece o Espro Ensino Social Profissionalizante é uma instituição sem fins lucrativos, foi fundada em 1979, por unidades do Rotary Club de São Paulo. Há mais de 35 anos no Brasil, possui unidades de Norte a Sul dos país, oferecendo Formação Profissional para o mundo do Trabalho e o Programa Jovem Aprendiz, entre outros projetos socioeducacionais que visam proporcionar proteção social básica, mediação de acesso e integração de adolescentes, jovens e suas famílias ao mundo do trabalho.
Ao longo de sua história, o Espro adquiriu credibilidade ao cumprir a sua missão de promover a inclusão social por meio de ações socioeducativas. A Instituição se diferencia porque, desde sua criação, mantém o compromisso com a transformação e redução dos impactos sociais sobre a geração em processo de formação.
O Espro atende mais de 22 mil jovens por ano e possui mais de 900 empresas parceiras em todo o Brasil, enxerguei ali muitos jovens profissionais que terão um futuro maravilhoso pela frente, médicos, engenheiros, líderes, atendentes, políticos, policiais, bombeiros, programadores, enfim, temos jovens para todos os cargos e profissões, basta acreditar e investir.
Quero aqui agradecer a oportunidade que me foi dada, agradecer aos jovens que participaram, me colocar a disposição da Instituição para futuros eventos e parabenizá-los pelo excelente trabalho realizado, que continuem sempre olhando e apoiando os jovens do nosso país.
Você conhece o Espro ou qualquer outra instituição que faz um trabalho sério com os jovens? Você conhece alguém que participou destes projetos? Fica aqui o convite para conhecê-los, vale a pena.
Um grande abraço a todos!
Comentários