O Atendimento está de Luto

SANTA CASA

Venho hoje pedir licença aos nossos leitores para comunicar e falar de um fato muito triste. Infelizmente na noite de ontem (22/07/14), fomos pegos de surpresa com a notícia da interrupção dos atendimentos de urgência e emergência na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, considerado o maior hospital filantrópico da América Latina.

Segundo informações do Hospital, o motivo para esta interrupção foi a falta de recursos para comprar medicamentos e materiais como seringas, agulhas e luvas. Em nota, a assessoria da Santa Casa disse que está tentando reverter a situação.

De acordo com o provedor do Hospital, Kalil Rocha Abdalla, a Santa Casa tem uma dívida de R$ 50 milhões com fornecedores que se negam a entregar novas encomendas enquanto o valor não for pago.

“Não temos dinheiro para remédio, onde preciso comprar 100, só consigo 50. Além do pronto socorro, temos 700 leitos e não temos condições de atendê-los bem como sempre fizemos”, afirmou o provedor do Hospital.

Ainda segundo o provedor, o problema ocorre há anos porque a tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) para repasses está desatualizada.

“O governo perdoou nossas dívidas, mas os fornecedores não. Atendemos quase 10 mil pessoas por dia e já comunicamos para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e para o Resgate, para que evitem trazer mais pacientes para cá”, disse Kalil Rocha Abdalla.

Nós que temos falado muito aqui em nosso blog sobre o mal atendimento a clientes e/ou pacientes, estamos aqui para informar que o atendimento está de luto, pois desta vez não é relativo ao mau atendimento simplesmente, e sim a falta de ATENDIMENTO A VIDA. Quantas pessoas vão correr risco de morte por falta deste atendimento?

O que vimos ontem na porta do Hospital foi algo comovente e que ultrapassa tudo o que já vimos de desrespeito com o ser humano, mães apavoradas chegando com filhos doentes e não podendo passar por atendimento, pessoas desesperadas temendo o pior.

É um caso de alta gravidade e que para minha surpresa está sendo tratado de forma branda, aparecendo pequenas notas em jornais e sites, algumas emissoras dando importância mínima. O grande destaque na mídia ontem foi a apresentação de Dunga na seleção brasileira, este comentário tomou conta de todo o país.

Os destaques são as pesquisas eleitorais e o novo técnico da seleção brasileira, mas e o grave problema da Santa Casa? A falta de atendimento a pacientes com problemas urgente e de emergência, ninguém vai tomar uma atitude séria?

Para a Copa do Mundo não faltou dinheiro, muito pelo contrário, tudo aparecia de forma rápida. O importante era passar uma imagem para o mundo de um país típico de primeiro mundo. Ao final da Copa do Mundo tivemos comemorações, políticos e a mídia fizeram questão de estampar o sucesso da Copa, a nossa hospitalidade, o excelente atendimento, a alegria e satisfação dos turistas com o Brasil. Será que estes turistas tiveram que utilizar a Santa Casa?

Este problema da Santa Casa, pelo que foi noticiado já vem de anos atrás, mas ninguém prestou nenhum tipo de ajuda, o dinheiro não aparece. Sei que infelizmente muitas pessoas continuam achando que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas continuo com a minha opinião, país que não tem como dar saúde, educação, moradia e segurança digna ao seu povo, não pode ser dar o luxo de querer organizar uma Copa do Mundo e Olimpíada. Temos outras prioridades urgentes, como por exemplo, prioridade a vida.

Vivemos 31 dias de Copa do Mundo em um país que não existe, ele só existiu nestes dias de Copa, depois tudo mudou e já voltamos a ser o nosso velho e problemático Brasil. Vivemos 31 dias de conto de fadas, tudo funcionava, quase não haviam problemas, até a falta de água em São Paulo deixou de ser um problema tão grande. Atenção, o ATENDIMENTO A VIDA PEDE SOCORRO. Providências urgente por favor, com vida não se brinca.

Você já passou por um problema assim, chegando ao Hospital e ele estar fechado para atendimento? Você acha que está faltando respeito a vida? Você concorda que precisamos mudar urgentemente esta realidade? Quais as sugestões?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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