O Atendimento está de Luto
Venho hoje pedir licença aos nossos leitores para comunicar e falar de um fato muito triste. Infelizmente na noite de ontem (22/07/14), fomos pegos de surpresa com a notícia da interrupção dos atendimentos de urgência e emergência na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, considerado o maior hospital filantrópico da América Latina.
Segundo informações do Hospital, o motivo para esta interrupção foi a falta de recursos para comprar medicamentos e materiais como seringas, agulhas e luvas. Em nota, a assessoria da Santa Casa disse que está tentando reverter a situação.
De acordo com o provedor do Hospital, Kalil Rocha Abdalla, a Santa Casa tem uma dívida de R$ 50 milhões com fornecedores que se negam a entregar novas encomendas enquanto o valor não for pago.
“Não temos dinheiro para remédio, onde preciso comprar 100, só consigo 50. Além do pronto socorro, temos 700 leitos e não temos condições de atendê-los bem como sempre fizemos”, afirmou o provedor do Hospital.
Ainda segundo o provedor, o problema ocorre há anos porque a tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) para repasses está desatualizada.
“O governo perdoou nossas dívidas, mas os fornecedores não. Atendemos quase 10 mil pessoas por dia e já comunicamos para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e para o Resgate, para que evitem trazer mais pacientes para cá”, disse Kalil Rocha Abdalla.
Nós que temos falado muito aqui em nosso blog sobre o mal atendimento a clientes e/ou pacientes, estamos aqui para informar que o atendimento está de luto, pois desta vez não é relativo ao mau atendimento simplesmente, e sim a falta de ATENDIMENTO A VIDA. Quantas pessoas vão correr risco de morte por falta deste atendimento?
O que vimos ontem na porta do Hospital foi algo comovente e que ultrapassa tudo o que já vimos de desrespeito com o ser humano, mães apavoradas chegando com filhos doentes e não podendo passar por atendimento, pessoas desesperadas temendo o pior.
É um caso de alta gravidade e que para minha surpresa está sendo tratado de forma branda, aparecendo pequenas notas em jornais e sites, algumas emissoras dando importância mínima. O grande destaque na mídia ontem foi a apresentação de Dunga na seleção brasileira, este comentário tomou conta de todo o país.
Os destaques são as pesquisas eleitorais e o novo técnico da seleção brasileira, mas e o grave problema da Santa Casa? A falta de atendimento a pacientes com problemas urgente e de emergência, ninguém vai tomar uma atitude séria?
Para a Copa do Mundo não faltou dinheiro, muito pelo contrário, tudo aparecia de forma rápida. O importante era passar uma imagem para o mundo de um país típico de primeiro mundo. Ao final da Copa do Mundo tivemos comemorações, políticos e a mídia fizeram questão de estampar o sucesso da Copa, a nossa hospitalidade, o excelente atendimento, a alegria e satisfação dos turistas com o Brasil. Será que estes turistas tiveram que utilizar a Santa Casa?
Este problema da Santa Casa, pelo que foi noticiado já vem de anos atrás, mas ninguém prestou nenhum tipo de ajuda, o dinheiro não aparece. Sei que infelizmente muitas pessoas continuam achando que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas continuo com a minha opinião, país que não tem como dar saúde, educação, moradia e segurança digna ao seu povo, não pode ser dar o luxo de querer organizar uma Copa do Mundo e Olimpíada. Temos outras prioridades urgentes, como por exemplo, prioridade a vida.
Vivemos 31 dias de Copa do Mundo em um país que não existe, ele só existiu nestes dias de Copa, depois tudo mudou e já voltamos a ser o nosso velho e problemático Brasil. Vivemos 31 dias de conto de fadas, tudo funcionava, quase não haviam problemas, até a falta de água em São Paulo deixou de ser um problema tão grande. Atenção, o ATENDIMENTO A VIDA PEDE SOCORRO. Providências urgente por favor, com vida não se brinca.
Você já passou por um problema assim, chegando ao Hospital e ele estar fechado para atendimento? Você acha que está faltando respeito a vida? Você concorda que precisamos mudar urgentemente esta realidade? Quais as sugestões?
Um grande abraço a todos!
Comentários