Nem Sempre, um Craque é um Líder!

Craque não é Lider

Na Copa do Mundo de 2014 realizada no Brasil, muito se questionou por vários motivos, o posto de capitão da seleção brasileira, que na época foi ocupado por Thiago Silva.

Passaram-se dois anos e hoje voltamos a discutir sobre o mesmo problema na seleção brasileira de futebol, porém, desta vez, a competição é a Olimpíada também realizada no Brasil, o capitão agora é Neymar Jr., craque do Barcelona. Os seus momentos de desequilíbrio e o fato de não dar explicações para a imprensa, assumindo de fato a responsabilidade, para deixar os jogadores mais jovens tranquilos e fora do foco, são as principais reclamações contra o capitão.

E realmente está se cometendo novamente um erro, Neymar Jr., é um craque, mas ainda não um líder, se é que um dia será. Na sua personalidade, não há traços de liderança, e não vejo nada de errado nisso, alguns tem perfil de liderança e são craques, já outros, não gostam da liderança, apenas de jogar, fazer seus gols ou evitar, mas não se enxergam como líderes, ou seja, não gostam deste tipo de responsabilidade.

Nas empresas acontece a mesma coisa, muitas vezes se escolhe ou se contratam pessoas para cargo de liderança simplesmente por elas demonstrarem que conhece muito do trabalho que a equipe precisa executar, ou seja, um profissional excelente, tecnicamente falando, porém, sem traços de liderança, com isso, em um curto espaço de tempo, este profissional precisa ser substituído, e quando isso acontece, normalmente você perde um grande talento técnico, por achar que este profissional seria também um grande líder.

Já passei por casos assim na minha trajetória como líder. Por exemplo, uma certa vez, e as pessoas que me conhece vão saber do que estou falando. Tive na equipe, uma pessoa excelente tecnicamente e que sabia conservar muito bem, porém, era só falar para ela que um dia ela podia assumir um cargo de liderança, e a mesma ficava completamente preocupada e desmotivada, porque aquilo não era o que ela queria, seu negócio era outro, e não era liderar pessoas.

As vezes achamos que promover pessoas a um cargo de liderança vão deixá-las mais felizes e motivadas, grande erro, esta atitude é de alguém que não conhece sobre gestão de pessoas e nem sobre a essência da liderança.

Por isso, você líder, cuidado ao promover alguém para um cargo de liderança, quando isso acontece, você está mudando a vida desta pessoa, das pessoas da equipe que ele vai assumir e mudando a vida da empresa, se para melhor ou pior, saberemos ali na frente, mas não esqueça, o responsável por isso é você e não o promovido, se deu certo você e a pessoa promovida estão de parabéns, se deu errado, o responsável é somente você.

Você já promoveu pessoas erroneamente, só porque era um excelente profissional? Sua empresa já promoveu alguém desta forma? Você já foi promovido(a) sabendo que não tinha o dom da liderança?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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