Na sua Equipe, Existem Estrelas?

estrelas

Os resultados de uma equipe são alcançados através da soma de esforços de cada um dos seus membros, ninguém ganha o jogo sozinho, cada um tem a sua participação.

Partindo deste princípio, podemos dizer que as equipes possuem suas estrelas? Dentro de uma equipe de talentos, é possível ter estrelas? Por que uma equipe tão talentosa, não consegue vencer, chegando ao fracasso?

Começando da última pergunta, uma equipe com vários talentos pode fracassar sim, basta que suas estrelas, entrem em conflito de egos ou se achem maior do que realmente são, enfim, se considerem como os verdadeiros “reis do pedaço”, e a liderança perde o controle desta situação, pronto, está traçado o caminho do fracasso. Já vimos isso acontecer em empresas, clubes de futebol e seleções de futebol, nos outros esportes também não é diferente.

Dentro de uma equipe vencedora e de sucesso, existem com certeza as estrelas, e elas são bem vindas, que não quer em sua equipe, estrelas como Neymar Jr., Murilo, Sheila e etc..

A questão é você ter de fato na sua equipe estrelas e não falsas estrelas, aquelas que agregam valor a equipe e a empresa como um todo. A estrela precisa ser parte do grupo, ser humilde, atender a todos e ajudar a todos, não pode ser carrancudo e nem se achar um fenômeno.

A estrela deve ser um forte aliado do líder, aquela pessoa que passa credibilidade, segurança, que ajuda a proporcionar um bom ambiente, que é respeitado pelos membros da equipe, seria um segundo nível de liderança, resumindo, aquela pessoa que está sendo preparada para um cargo de liderança amanhã, ou até mesmo, um multiplicador, ou ainda um profissional de treinamento.

Quando falamos em estrelas, não podemos falar de egoísmo, se sabotadores, de pessoas que contaminam o ambiente e colaboram para os resultados negativos. Estamos falando de pessoas diferenciadas, aquelas que por algum motivo em particular se mostram em um determinado momento superior as outras, mas usam isso para o lado bom, afinal estrela é algo muito bom, tem luz, por isso ilumina a todos e deixa o céu mais belo.

Mas como fazer para termos estrelas de verdade em nossa equipe? Como fazer para evitar que nasça, cresça e se desenvolva a falsa estrela na equipe? Quem é o responsável por evitar o seu aparecimento?

A responsabilidade por tudo isso é do líder, cabe a ele identificar os maiores talentos, os perfis adequados para cada tipo de tarefa, colaborar na qualificação e desenvolvimento dos profissionais e identificar também as pessoas que contaminam o ambiente de forma negativa, enfim, estamos falando das falsas estrelas.

Em um último exemplo no esporte, vimos recentemente a passagem do jogador Kaká pelo São Paulo Futebol Clube, todos os seus companheiros foram unânimes em afirmar que a chegada desta estrela deu ao São Paulo vida nova, tanto na parte técnica como motivacional, foi a estrela que veio não só para jogar, mas principalmente para fazer os outros jogarem também, muitos evoluíram e cresceram junto com a equipe.

Desta forma, lançamos aqui um desafio para você pensar e responder. As estrelas fazem a diferença nas equipes? Na sua equipe, existem estrelas? Você acha que faltam estrelas as empresas? Temos mais estrelas ou falsas estrelas nas empresas?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *