Não tem Outra Saída! É Mudar ou Morrer

Deixada em segundo plano por diversas empresas durante muito tempo, fato este, que continua sendo seguido hoje em dia por um número ainda considerável de empresas, a centrais de atendimento ao cliente tem ganhado notoriedade e espaço expressivo principalmente entre as startups.

Quem trabalhou e ainda trabalha em Call Center sabe muito bem como é esta realidade, ser olhado com desconfiança, de rabo de olho, ser considerado integrante de um departamento que somente representa custos, ser mal remunerado, não valorizado, entre outras situações.

O mercado mudou, o cliente mudou, as formas de reclamações mudaram, desta forma, as empresas e seus profissionais precisam mudar também, e isso não é uma simples condição, mas uma obrigação, e ainda mais, não estamos falando mais sobre bom atendimento, mas algo muito mais elevado do que isso, bom atendimento faz parte de um passado distante, hoje é preciso encantar, fazer o cliente se tornar fã da sua empresa, do seu produto e/ou serviço, da sua forma de atender, dos seus profissionais, e sem deixar de lado outro fato, os colaboradores também precisam ser fãs da empresa, acreditar no que fazem, precisam ser valorizados, treinados, se sentirem seguros, ser bem remunerados e precisam estar confiantes para acreditarem nesta nova realidade e conquistar os resultados esperados pelos clientes, empresas e por eles próprios.

As empresas de startups entenderam muito bem isso e vem fazendo uma verdadeira revolução na área de relacionamento com clientes.

Usando a tecnologia e um investimento aplicado de forma correta e bem direcionada, a área de atendimento passou a ser estratégica, com isso, essas empresas estão atraindo cada vez mais pessoas qualificadas e com ótima formação, muitas mudaram o nome e nem chamam mais de SAC, Central de Atendimento e etc., pelo contrário, criaram nomes e/ou siglas bem criativas, visando fugir de um rótulo negativo criado no passado.

Por ser uma área de fundamental importância e estratégica, a terceirização, algo considerado normal quando se fala ou falava de atendimento, não vem mais ocorrendo, além disso, a área de atendimento fica dentro de um espaço de destaque dentro das empresas, a remuneração, os benefícios e as oportunidades de crescimento também vem ganhando destaque.

A pouco tempo atrás estivemos na Omnize, uma startup de plataforma de atendimento ao cliente, e ali já percebemos esta diferença e atenção dada ao relacionamento com os clientes. Em um momento delicado em que vive a humanidade, onde as pessoas pouco se relacionam e preferem resolver tudo na base da discussão e até violência, nada melhor que repensar a forma e a importância do atendimento, ou seja, do relacionamento entre empresas, colaboradores e clientes, aumente o seu grau de atendimento, passe a encantar, a criar fãs, ter vínculos verdadeiros e duradouros, empresa feliz, colaboradores motivados e satisfeitos e clientes encantados a ponto de se tornarem fãs, isso é o que vale, isso é o que importa, todos com grau de satisfação elevado.

Isso tudo é fácil? Claro que não, vai depender da ação da sua empresa, de você, enfim, de todos que querem algo melhor, mais justo, mais humano, com grandes resultados para todos. Estão preparados? A caminhada é árdua e longa, mas jamais impossível. Mãos à obra.

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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