Líderes! O que as empresas esperam deles?

Chefe

Dentro de um mercado tão concorrido e dinâmico como vivemos hoje, os líderes bem preparados fazem toda a diferença para o sucesso de uma empresa. Partindo deste princípio, o que afinal, as empresas esperam dos seus líderes?

Líderes honestos foram valorizados por 80% dos executivos americanos. Além de honestidade, que é o ponto principal, as empresas esperam muito mais dos seus líderes.

As empresas esperam também que os seus líderes sejam competentes, decisivos e visionários. Líderes que saibam apreciar e resolver qualquer assunto, que tenham aptidão, idoneidade, presunção de igualdade, que saiba lidar e solucionar conflitos, que saibam decidir com assertividade e tenham visão de futuro.

As empresas também esperam que seus líderes sejam coach, ou seja, um verdadeiro treinador, que tenham habilidades para desenvolver seus liderados, os preparando inclusive para substituí-lo, sendo ainda um facilitador, porém, que não entrega tudo de mão beijada, mas mostra o caminho e disponibiliza as ferramentas necessárias para o crescimento e desenvolvimento.

Realizem reformulações de empresas com problemas. Problemas sempre vão existir, porém, as empresas precisam de líderes que tragam a solução, e reformular uma empresa no seu todo é um grande desafio para os líderes, reformulação esta que pode passar por equipe, processos, fornecedores e etc.

As empresas esperam ainda, que os líderes tenham espírito empreendedor, que sejam pessoas realizadoras, que se aventuram à realização de coisas difíceis ou fora do comum, precisam ser ativos e arrojados.

Líderes que desenvolvam novas linhas de produtos e/ou serviços, também é esperado pelas empresas. Líderes que tragam novidades, coisas novas que agreguem valor à empresa, aos colaboradores e clientes. Líderes que saiam da mesmice do dia a dia.

Líderes que consigam que seus subordinados cortem custos é um sonho para as empresas. Muitas empresas tem um custo muito alto, onde impera o desperdício, e ter um líder que saiba lidar com isso, que consiga mostrar a importância de não desperdiçar e nem gastar demais com coisas sem necessidade, conseguindo com isso reduzir estes custos, é o que as empresas esperam deste líder.

As empresas também esperam que seus líderes aumentem eficiência, produzindo o efeito desejado, com qualidade, fazendo a equipe produzir mais e melhor.

Líderes que utilizem medidas de controles, tanto operacional, como comercial e estratégico, também são esperados pelas empresas, pois quando você tem medidas de controle exatas e com qualidade, fica mais fácil se chegar ao resultado esperado, podendo inclusive superá-lo.

E finalmente, as empresas esperam que seus líderes estabilizem processos na empresa, que desenvolvam e escrevam processos com eficiência, que tragam resultados e seja o menos complexo possível, sem grandes dificuldades de realização e entendimento.

Você é o líder que a sua empresa espera? Você é o líder que o mercado espera?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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