Líder, Você Sabe Identificar se Está Sendo Arrogante?
Confiança é um atributo que qualquer líder precisa ter e promover nas pessoas que estão ao seu redor. Líder que não gera confiança aos liderados, pode ser chamado de qualquer coisa, menos de líder. Mas deve-se tomar cuidado, pois excesso de confiança pode se tornar arrogância.
Muitos líderes, acabam assumindo um comportamento com excessos sem perceber as desvantagens disso. Por mais que os líderes tenham um farto conhecimento e suas intenções sejam as melhores, todos nós temos deficiências. Partindo deste princípio, como os líderes podem saber quando a sua própria confiança está sendo arrogante?
Você toma várias decisões por conta própria: Sabemos que demonstrar ociosidade não é nada bom, mas isso não significa que você pode decidir tudo sozinho, pois no mundo de hoje, isso traz problemas. Algumas decisões você até pode tomar sozinho, mas outras, existem a necessidade de ouvir a equipe. Com que frequência você pede opinião de algum membro da sua equipe?
Você nem se lembra de quando foi a última vez que falou com um cliente: Não procurar saber o que os clientes pensam da sua empresa, do seu atendimento, dos seus produtos e/ou serviços, é uma garantia de fracasso. Isso o impede de procurar soluções para problemas que para você parecem sem solução, além de deixar você distante da sua equipe, pois não consegue discutir problemas dentro do mesmo grau de conhecimento. Se você líder, se acha muito ocupado ou que não precisa falar com clientes, cuidado, você está no caminho errado.
Você sempre almoça com as mesmas pessoas: Isso é outro problema para um líder. Almoçar sempre com o mesmo grupo de pessoas pode afastá-lo de ter acesso a outros pontos de vista, além do fato de você se isolar de parte dos seus liderados, passando uma imagem de arrogante, querendo distância de certas pessoas.
Sua equipe demonstra sempre concordar com você: Se nunca, ou se faz muito tempo que ninguém da sua equipe o contradiz, isso pode ser um sinal que você, até sem querer, pode ter criado uma cultura do tipo que “é proibido trazer más notícias para o chefe” ou pior, “é proibido trazer ideias para o chefe, só irão predominar as dele”.
Quando acontece algum problema ou quando algo dá errado, a sua pergunta é: Quem errou? Isso é um sinal claro e evidente que você está mais preocupado em buscar culpados para puni-los do que resolver o problema. A sua equipe vai enxergá-lo como traidor, como quem não se preocupa em ajudar as pessoas a melhorar e arrogante, com isso, você líder, não terá uma equipe forte e comprometida.
Os líderes devem acreditar em si mesmos, porém tomar cuidado com o excesso de confiança nas próprias habilidades, isso pode, e será prejudicial.
O líder de verdade trabalha ao lado da equipe, vai à frente mostrando o caminho e na retaguarda para evitar surpresas desagradáveis, dando cobertura e segurança para a equipe. Não seja arrogante, seja parceiro, amigo, leal e acima de tudo profissional.
Um grande abraço a todos!
Comentários