Interpretação de texto, um grande diferencial

Interpretação

A leitura é o meio mais importante para chegarmos ao conhecimento, portanto, precisamos aprender a ler e não apenas “passar os olhos sobre algum texto” e saber também interpretar o que estamos lendo e/ou ouvindo. Ler, na verdade, é dar sentido à vida e ao mundo, é dominar a riqueza de qualquer texto, seja literário, informativo, persuasivo, narrativo, possibilidades que se misturam e as tornam infinitas. É preciso, para uma boa leitura, exercitar-se na arte de pensar, de captar ideias e de investigar as palavras. Para isso, precisamos entender algumas definições importantes.

A primeira definição importante é sobre o texto: Texto vem do latim textum: é uma unidade básica de organização e transmissão de ideias, conceitos e informações de modo geral. Em sentido amplo, uma escultura, um quadro, um símbolo, um sinal de trânsito, uma foto, um filme, uma novela de televisão também são formas textuais.

A segunda definição refere-se ao interlocutor: É a pessoa a quem o texto se dirige.

Interpretação de texto é o primeiro objetivo de uma interpretação de um texto, é a identificação de sua ideia principal. A partir daí, localizam-se as ideias secundárias, ou fundamentações, as argumentações, ou explicações, que levem ao esclarecimento das questões apresentadas na prova. Interpretar significa explicar, comentar, julgar, tirar conclusões, deduzir.

Hoje vivemos um sério problema educacional em vários sentidos, mas a interpretação de texto deixa totalmente a desejar, e isso é percebido em vários cargos e funções, mas onde mais sentimos esta deficiência é no serviço de atendimento ao cliente.

Ao atender clientes, os profissionais de atendimento precisam interpretar o que foi dito pelo cliente para fazer as devidas anotações e encaminhar para outra pessoa ou outro setor resolver, e na maioria das vezes, estas anotações são tão sofríveis, que nem as pessoas que escreveram entendem o que está escrito ali, ou seja, não conseguem interpretar o que o cliente pediu e nem o que escreveram.

Por isso tudo que temos visto, acho fundamental que ao selecionar pessoas, as empresas coloquem em seus testes, que as vezes nada tem a ver com a função ou cargo, um exercício de interpretação de texto, pois este sim, é muito importante e é com certeza um diferencial para se contratar um bom profissional, principalmente no setor de atendimento.

Se você tem dificuldades para interpretar um texto, ou uma conversa, veja abaixo, algumas dicas para aprimorar esta habilidade importantíssima:

a-) Leia todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;

b-) Se você encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura;

c-) Leia, leia bem, leia profundamente, ou seja, leia o texto pelo menos duas vezes;

d-) Inferir;

e-) Volte ao texto tantas quantas vezes precisar;

f) Não permita que prevaleçam suas ideias sobre as do autor;

g-) Fragmentar o texto (parágrafos, partes) para melhor compreensão;

h-) Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;

i-) O autor defende ideias e você deve percebê-las.

Construir um país melhor começa na educação, saber interpretar um texto e/ou uma conversa, faz pessoas melhores, empresas melhores, dúvidas esclarecidas, situações controladas e problemas finalizados de forma mais rápida e menos dolorosa, sem stress.

Você sabe interpretar texto? Sabe colocar no papel ou no computador o que o cliente quer? As pessoas que trabalham com você sabem interpretar um texto? No processo seletivo da sua empresa, é pedido um teste com interpretação de texto?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *