Internet Fixa! Cliente Desrespeitado Novamente
Foi noticiado a alguns dias que as operadoras estão iniciando um movimento para trazer o sistema de franquias já utilizado na telefonia móvel, para os planos de internet fixa.
A princípio, a ideia das companhias é substituir os planos ilimitados por pacotes de dados mensais, que podem variar de 10 GB a 500 GB de acordo com o plano contratado pelo cliente. O argumento utilizado pelas operadoras é que, desta forma, o cliente consumidor pagará menos, caso faça pouco uso da internet. Já no caso de clientes que utilizam a conexão de maneira mais intensa, a conta será maior.
A polêmica está criada, pois os clientes enxergam neste novo sistema, uma forma de as empresas limitarem o uso da rede, e para evitar isso cobrariam um valor maior.
De acordo com estes contratos, quem ultrapassar o limite de dados pode ter a velocidade de conexão reduzida ou interrompida até o próximo mês, ou a aquisição de um pacote adicional, desta forma, segue a discussão, pois para muitos, este tipo de bloqueio tem sua legalidade contestada.
Esta polêmica e surpreendente mudança na oferta de internet fixa, da mesma forma que são oferecidos os pacotes de telefonia móvel, fez com que diversos clientes brasileiros reclamassem nas redes sociais. Já para a Anatel, a alteração da forma de serviço não viola regras, mas devem ser respeitadas algumas condições.
A grande verdade é que os clientes consumidores não gostaram nenhum pouco das notícias de que a internet fixa passaria a ser oferecida por pacotes de dados com limitações.
Com essas mudanças, os clientes além de observar a velocidade de download e upload contratada, também terão que prestar atenção no limite do tráfego de cada pacote. Imagine você baixando um vídeo e parar no meio, ou pior, você está trabalhando, enviando um documento importante ou fazendo uma reunião por Skype e o sinal acaba.
Segundo a Anatel: “O uso de franquia de voz ou dados é previsto na regulamentação, mas só pode ser praticado dentro de determinadas regras”. “São elas: a) disponibilizar página na internet de acesso reservada ao consumidor; b) fornecer ferramenta de acompanhamento de consumo e c) informar ao consumidor que sua franquia se aproxima do limite contratado.”
Novamente estamos acompanhando o profundo desrespeito com o cliente, o que se tratando de serviços de internet e celular não é nenhuma novidade, pois essas empresas sempre estiveram nas primeiras colocações de reclamações de praticamente todos os órgãos que defendem o consumidor.
A novidade é a Anatel ter uma posição mais ou menos neutra, como se estivesse dando indícios de que pode apoiar esta medida. As empresas falam em limitar o pacote de dados sendo que nenhuma delas resolveu o problemas de sinal, que ainda é péssimo no Brasil se compararmos com países de primeiro mundo.
Temos no Brasil uma internet de péssima qualidade a um preço absurdo, e agora, sem resolver este problema, já buscam uma nova forma de cobrar mais dos clientes pelo serviço que é precário. Como fica a solução de sinal, conexão, velocidade e etc.? Isso precisa ser solucionado antes de se criar novas formas de cobrança.
Você como cliente, concorda com esta alteração? Você enxerga de que forma esta mudança? Será que no Brasil, uma sequencia de cancelamentos como foi sugerido outro dia, daria certo? Será que o povo brasileiro, ficaria de fato sem usar a internet por alguns dias?
Um grande abraço a todos!
Comentários