Gestão e Gerenciamento de Crises nas Rede Sociais. As empresas estão prontas?

redes sociais

A gestão e o gerenciamento de crises através das redes sociais, é um fato novo no Brasil, mais que vem crescendo de forma muito rápida, já criando sérios problemas para diversas empresas por elas não saberem responder e administrar este novo modelo de exposição.

Diferente de alguns modismos que aconteceram no passado, este processo de exposição através das redes sociais veio para ficar, pois a internet é uma rede poderosa que conecta todos com todos em segundos no mundo inteiro e em tempo real, sendo assim, as empresas tem que correr contra o tempo e se adaptarem o mais rápido possível, caso contrário, irão perder um espaço importante no mercado, podendo inclusive, dependendo da empresa e do segmento, fecharem as portas, pois os clientes e até os não clientes, nunca tiveram tanta influência como agora.

As empresas terão que aprender a prevenir-se, trabalhar antes do fato acontecer, evitar a polêmica, aprender a blindar a marca, a reagir durante uma crise, saber o momento certo e o melhor meio para esta reação, aprender também a documentar as lições aprendidas, para com isso, evitar cometer os mesmos erros no futuro, pois as redes sociais, potencializam qualquer tipo de situação ao máximo, seja ela boa ou ruim.

Infelizmente, talvez por não conhecer bem, ou até mesmo não acreditar que esta  nova forma de se expressar veio para ficar, a grande maioria das empresas negligenciam sua presença nas redes sociais e isso, como já falamos acima, irá trazer sérios problemas a estas empresas no curto prazo, pois hoje, tudo está exposto de uma forma muito clara, rápida e transparente.

Tendo em vista tudo o que falamos até agora, temos apenas uma certeza, as empresas deverão investir fortemente na área de Recursos Humanos, afinal esta importante e fundamental área das empresas, terão como grande responsabilidade, trazer e/ou criar os profissionais de atendimento do presente e do futuro, aquele que de fato, seja o diferencial do mercado, aquele que conhece, aquele que faz acontecer e que vai fazer com que sua empresa seja cada vez mais respeitada e bem vista dentro de um mercado altamente concorrido e até mesmo em alguns momentos, predador, onde o cliente não aceita mais ser passado para trás, ser enganado, ou até mesmo ridicularizado, seja através de um produto, de um serviço ou ainda, através de um simples atendimento.

Sendo assim, deixamos um alerta para as empresa: não fujam das redes sociais e nem as menospreze, as enfrente de forma rápida, consciente, clara e transparente, se errou, não fique com receio de admitir o erro, pelo contrário, admita rapidamente, mais resolva e trabalhe exaustivamente para ele não se repetir. Não esqueça também de trabalhar na prevenção, por isso, contrate e/ou forme os melhores profissionais de atendimento, e se você já tem este tipo de profissional na sua empresa, faça de tudo para mantê-lo.

Se você tem dúvidas, se você tem este tipo de problema em sua empresa, nos escreva, vamos compartilhar.

 

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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2 Comments

  1. Muitas empresas não despertaram sobre os cuidados necessários que devem ter com seus websites, redes sociais, lojas, atendentes etc …
    O primeiro passo é abrir um debate interno com os dirigentes da empresa, levantando todos os canais de comunicação que a empresa tem e, com transparência e verdade, entendermos como estamos tratando estes casos e como a imagem e os princípios da empresa estão sendo divulgados.
    É muito comum, em vários casos, descobrirmos que a empresa “esqueceu” ou simplesmente “não tem um posicionamento” claro perante seus consumidores, e isso fica evidente no tratamento aplicado com os mesmos.
    A empresa séria deve abrir uma agenda periodicamente e traçar planos e projetos viáveis para melhorar seus serviços de atendimento e, consequentemente sua imagem.
    Temos muito o que aprender, temos muito a fazer …

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    • Fábio, boa tarde!
      Muito oportuna e esclarecedoras suas colocações, de fato muitas empresas e dirigentes ainda não ser deram conta da importância e da força que as rede sócias tem. De fato, temos muito ainda a aprender. Obrigado. Espero encontrá-lo mais vezes aqui com suas participações sempre enriquecedoras. Um grande abraço.

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