Franquias, o crescimento impressiona! Maior atenção na gestão
O setor de franquia vem crescendo muito no Brasil com o passar dos anos, e este crescimento nos tornou referência mundial no setor.
Em 2012, o setor cresceu 16,2%, atingindo um faturamento total de 103 bilhões de reais. Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), um dos fatores responsáveis por este crescimento foi a abertura de novas unidades. “No ano passado (2011), tivemos a abertura de 50 shoppings e cada shopping tem em média 200 pontos de vendas”.
De acordo com o mesmo levantamento, houve um aumento de 19,4% no número de marcas, passando de 2.031 empresas em 2011 para 2.426 empresas oferecendo franquias no mercado em 2012. Já no caso dos pontos de vendas, o crescimento foi de 93.098 unidades em 2011 para 104.543 em 2012.
É de fato, um crescimento bem elevado, e que com certeza não vai parar por aí, pois as expectativas para o setor neste ano, de acordo com a ABF, é de um crescimento de faturamento na ordem de 16%, que a quantidade de novas redes cresça 9% e que sejam abertas 11% mais unidades. O setor deve gerar cerca de 103,5 mil empregos.
O crédito fácil e a emergência de uma nova classe média formada pela ascensão das classes C e D, são outros fatores determinantes para este crescimento.
As franquias do segmento de hotelaria e turismo permanecem como o maior dentro do setor de franquias. Já as franquias de alimentação, que costumam estar entre as que mais crescem, tiveram 18,3% de aumento em 2012, contra 14,5% em 2011. “A área de alimentação tem sido puxada pelas grandes redes e pelo aumento das novas unidades, só o Subway abriu 300 pontos”, afirma Camargo.
Mas com todo este crescimento, aumenta ainda mais a importância da gestão, da qualificação, do processo seletivo, da qualidade, da logística e do acompanhamento.
Quando a pessoa torna-se franqueada, ela passa a representar uma marca, com isso, sua responsabilidade é muito grande na manutenção e até na melhora do conceito e da aceitação desta marca do mercado, é como se a empresa fosse dela também, pois se a marca fica arranhada e perde credibilidade, ela deixa de faturar também.
Com isso tudo, os franqueadores precisam ter cada vez mais um controle e uma política de treinamento e qualidade que atendam as necessidades dos clientes consumidores e que alavanquem cada vez mais a marca, pois não podem ocorrer situações que vem ocorrendo até com certa frequência em algumas redes, como o mau atendimento, a falta de motivação, o armazenamento das mercadorias nos casos de alimentação, a falta de uniforme e a queda no padrão de limpeza.
Para ser um franqueado não basta apenas ter o espaço, ter o design, as cores, o uniforme e os produtos, é preciso muito mais que isso, é preciso pessoas motivadas, pessoas bem treinadas e qualificadas, excelente atendimento, ambiente muito bem limpo, pessoas uniformizadas (se a empresa franqueadora possuir), bem apresentadas, sorridentes, ter senso de urgência, responsabilidade, comprometimento.
Certa vez fui a uma loja franqueada de uma rede de lanchonetes, onde o sanduíche que é o carro chefe da empresa não tinha, isso é a mesma coisa que você chegar em um posto de gasolina e não ter gasolina, só etanol. Fui em outra rede de loja franqueada comer algo, a loja estava vazia e os atendentes conversando, ninguém veio me atender.
Isso tudo precisa ser muito bem visto e analisado pelo franqueador também, pois os clientes precisam ter a sensação de estarem dentro da mesma empresa, seja lá quem é o franqueado, ou em quem região da cidade, do estado ou do país, encontra-se a loja. É preciso ter um padrão além da estética, das cores, do uniforme, do design e do produto. O que vejo e sinto nas reclamações das pessoas é que o atendimento ruim e sem comprometimento é o que mais as incomoda.
Portanto fica aqui o alerta, as franquias são excelentes, o modelo maravilhoso e somos referência, mas temos que cuidar da gestão e principalmente dos detalhes, como recrutamento, seleção, treinamento, qualificação, limpeza, comprometimento, atendimento e produto. Afinal franqueador, a franquia é a sua empresa na mão de outra pessoa. Sendo assim, você sabe se o cliente está satisfeito com as diversas formas de gestão e de atendimentos?
Um grande abraço a todos.
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