Franquias, o crescimento impressiona! Maior atenção na gestão

Franquia

O setor de franquia vem crescendo muito no Brasil com o passar dos anos, e este crescimento nos tornou referência mundial no setor.

Em 2012, o setor cresceu 16,2%, atingindo um faturamento total de 103 bilhões de reais. Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), um dos fatores responsáveis por este crescimento foi a abertura de novas unidades. “No ano passado (2011), tivemos a abertura de 50 shoppings e cada shopping tem em média 200 pontos de vendas”.

De acordo com o mesmo levantamento, houve um aumento de 19,4% no número de marcas, passando de 2.031 empresas em 2011 para 2.426 empresas oferecendo franquias no mercado em 2012. Já no caso dos pontos de vendas, o crescimento foi de 93.098 unidades em 2011 para 104.543 em 2012.

É de fato, um crescimento bem elevado, e que com certeza não vai parar por aí, pois as expectativas para o setor neste ano, de acordo com a ABF, é de um crescimento de faturamento na ordem de 16%, que a quantidade de novas redes cresça 9% e que sejam abertas 11% mais unidades. O setor deve gerar cerca de 103,5 mil empregos.

O crédito fácil e a emergência de uma nova classe média formada pela ascensão das classes C e D, são outros fatores determinantes para este crescimento.

As franquias do segmento de hotelaria e turismo permanecem como o maior dentro do setor de franquias. Já as franquias de alimentação, que costumam estar entre as que mais crescem, tiveram 18,3% de aumento em 2012, contra 14,5% em 2011. “A área de alimentação tem sido puxada pelas grandes redes e pelo aumento das novas unidades, só o Subway abriu 300 pontos”, afirma Camargo.

Mas com todo este crescimento, aumenta ainda mais a importância da gestão, da qualificação, do processo seletivo, da qualidade, da logística e do acompanhamento.

Quando a pessoa torna-se franqueada, ela passa a representar uma marca, com isso, sua responsabilidade é muito grande na manutenção e até na melhora do conceito e da aceitação desta marca do mercado, é como se a empresa fosse dela também, pois se a marca fica arranhada e perde credibilidade, ela deixa de faturar também.

Com isso tudo, os franqueadores precisam ter cada vez mais um controle e uma política de treinamento e qualidade que atendam as necessidades dos clientes consumidores e que alavanquem cada vez mais a marca, pois não podem ocorrer situações que vem ocorrendo até com certa frequência em algumas redes, como o mau atendimento, a falta de motivação, o armazenamento das mercadorias nos casos de alimentação, a falta de uniforme e a queda no padrão de limpeza.

Para ser um franqueado não basta apenas ter o espaço, ter o design, as cores, o uniforme e os produtos, é preciso muito mais que isso, é preciso pessoas motivadas, pessoas bem treinadas e qualificadas, excelente atendimento, ambiente muito bem limpo, pessoas uniformizadas (se a empresa franqueadora possuir), bem apresentadas, sorridentes, ter senso de urgência, responsabilidade, comprometimento.

Certa vez fui a uma loja franqueada de uma rede de lanchonetes, onde o sanduíche que é o carro chefe da empresa não tinha, isso é a mesma coisa que você chegar em um posto de gasolina e não ter gasolina, só etanol. Fui em outra rede de loja franqueada comer algo, a loja estava vazia e os atendentes conversando, ninguém veio me atender.

Isso tudo precisa ser muito bem visto e analisado pelo franqueador também, pois os clientes precisam ter a sensação de estarem dentro da mesma empresa, seja lá quem é o franqueado, ou em quem região da cidade, do estado ou do país, encontra-se a loja. É preciso ter um padrão além da estética, das cores, do uniforme, do design e do produto. O que vejo e sinto nas reclamações das pessoas é que o atendimento ruim e sem comprometimento é o que mais as incomoda.

Portanto fica aqui o alerta, as franquias são excelentes, o  modelo maravilhoso e somos referência, mas temos que cuidar da gestão e principalmente dos detalhes, como recrutamento, seleção, treinamento, qualificação, limpeza, comprometimento, atendimento e produto. Afinal franqueador, a franquia é a sua empresa na mão de outra pessoa. Sendo assim, você sabe se o cliente está satisfeito com as diversas formas de gestão e de atendimentos?

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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