Formar uma equipe de sucesso

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Sempre foi, mais hoje em dia, devido aos avanços tecnológicos, as diferenças entre gerações, a maior exigência dos clientes e por vivermos uma concorrência cada vez mais acirrada, a formação de uma equipe de sucesso tornou-se para um gestor a atitude mais nobre, mais importante e complexa que existe.

Ter uma equipe de sucesso hoje em dia vai muito além do fator sorte, ter uma equipe assim no mercado atual, é fruto de um trabalho árduo e contínuo, que vai desde o alto escalão da empresa até o chamado “chão de fábrica”, todos tem que ter em mente não só o fato de ter uma equipe assim, mais acima de tudo, querer pertencer a uma equipe assim.

O gestor e o RH das empresas tem papéis fundamentais na formação de uma equipe de sucesso, definindo perfil das vagas, tendo respeito pelas pessoas, sendo claro, objetivo e transparente, direcionando-os de forma correta, criando um ambiente saudável e participativo, apresentando políticas de retenção e de carreira bem elaboradas e colocando as pessoas certas nos lugares certos, pois hoje, cerca de 20% das demissões ocorridas nas empresas estão relacionadas com a escolha da pessoa errada, isto é, aquela que não tem o perfil e a habilidade para executar o trabalho, mais o dobro disso, cerca de 40%, ocorre não por não ser a pessoa errada, mas por estar no lugar errado.

Outro aspecto fundamental para uma equipe de sucesso, e que aprendi nestes anos de vivência pessoal e profissional, é que estas equipes devem ser mescladas entre pessoas iniciantes e experientes, pois o fator trabalhar com novos e valorizar os experientes traz uma ótima oxigenação para a equipe, conseguindo chegar a resultados bem expressivos.

Porém, o grande desafio para estes gestores e para os mais experientes que pensam no longo prazo, é ser um facilitador para ajudar os iniciantes a transformar-se no longo dos anos em um mentor, podendo chegar inclusive além, superando os que o ajudaram, chamo isso de troca de conhecimentos e de experiências.

Chamamos de pensamento e aprendizagem a longo prazo, porque o caminho a percorrer é extenso, uns podem percorrer em menos tempo, outros em mais e outros nem conseguem percorrer. O caminho inicia-se como iniciante, passa para aprendiz, depois para praticante, depois para professor, chegando então a mentor.

Sua empresa tem uma equipe de sucesso?

Um grande abraço e um ótimo fim de semana a todos

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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