Ferramentas de Atendimento! Cuidado na Escolha

Temos visto muitas empresas querendo atender os clientes de forma rápida e principalmente mais barata, sendo assim, claro que incorporar novas tecnologias e se adequar aos novos comportamentos e preferências dos consumidores são requisitos importantes, mas as empresas precisam tomar muito cuidado na hora de escolher as ferramentas.

Desta forma, seguindo o caminho de buscar novas tecnologias e com custo reduzido, muitas empresas já utilizam o aplicativo de mensagem WhatsApp para se comunicar de forma instantânea e gratuita com seus clientes.

É notório que o aplicativo vem conquistando um número maior de usuários a cada dia, se tornando uma das principais formas, senão a principal, de comunicação nos dias de hoje. Hoje praticamente todos os usuários de celular tem o aplicativo WhatsApp, mas apesar da popularidade e da praticidade, o uso deste aplicativo por parte das empresas pode oferecer riscos para as mesmas, principalmente se levarmos em consideração que o WhatsApp não é uma ferramenta oficial de atendimento, e sim, um canal de comunicação particular de cada usuário. Desta forma, as empresas não podem ficar incomodando os clientes com mensagens, sem a devida autorização do mesmo, e tomar cuidado também com o horário de envio das mesmas. Conheço pessoas que já foram incomodadas de madrugada por essas mensagens.

Outros fatores negativos também precisam ser levados em consideração, como por exemplo, a instabilidade no acesso, as empresas que usam esta forma de atendimento precisam se atentar a este detalhe, pois em alguns momentos ocorrem e/ou podem ocorrer bloqueios ao sistema por ordem judicial, com isso, prejudica e muito a comunicação das empresas que utilizam o WhatsApp como ferramenta de atendimento com os seus clientes.

A segurança das informações que são compartilhadas no aplicativo também é outro fator preocupante, pois os dispositivos de segurança ainda não estão totalmente claros, por isso, adotar o WhatsApp como forma de atendimento entre  empresas e clientes, significa que as empresas estão assumindo o risco de perda ou roubo de dados enviados por meio do aplicativo. Claro que algumas medidas já tomadas diminuíram o risco, mas a segurança ainda não é a ideal.

Por ter sido criado para uso pessoal e não comercial, esta ferramenta não pode ser integrada com outras ferramentas, sendo assim, não existe praticamente um gerenciamento sobre esta forma de atendimento, deixando com isso, esta modalidade de comunicação sem controle.

Sendo assim, fica aqui nossa dica, é muito importante que as empresas analisem a fundo esta ferramenta como forma de atendimento, pois os danos podem ser grandes, e aquilo que até então era considerada uma ferramenta de custo baixo, pode trazer uma enorme surpresa negativa. Não esqueçam, os clientes não gostam e não querem ser incomodados, principalmente sem autorização.

Sua empresa utiliza o WhatsApp como ferramenta de atendimento? Se sim, os clientes já reclamaram? Você já foi contatada(o) por alguma empresa através do WhatsApp sem a sua autorização? Se sim, como você se sentiu? Você aprova e acha produtivo o WhatsApp como ferramenta de atendimento?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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