Ferramentas de Atendimento! Cuidado na Escolha
Temos visto muitas empresas querendo atender os clientes de forma rápida e principalmente mais barata, sendo assim, claro que incorporar novas tecnologias e se adequar aos novos comportamentos e preferências dos consumidores são requisitos importantes, mas as empresas precisam tomar muito cuidado na hora de escolher as ferramentas.
Desta forma, seguindo o caminho de buscar novas tecnologias e com custo reduzido, muitas empresas já utilizam o aplicativo de mensagem WhatsApp para se comunicar de forma instantânea e gratuita com seus clientes.
É notório que o aplicativo vem conquistando um número maior de usuários a cada dia, se tornando uma das principais formas, senão a principal, de comunicação nos dias de hoje. Hoje praticamente todos os usuários de celular tem o aplicativo WhatsApp, mas apesar da popularidade e da praticidade, o uso deste aplicativo por parte das empresas pode oferecer riscos para as mesmas, principalmente se levarmos em consideração que o WhatsApp não é uma ferramenta oficial de atendimento, e sim, um canal de comunicação particular de cada usuário. Desta forma, as empresas não podem ficar incomodando os clientes com mensagens, sem a devida autorização do mesmo, e tomar cuidado também com o horário de envio das mesmas. Conheço pessoas que já foram incomodadas de madrugada por essas mensagens.
Outros fatores negativos também precisam ser levados em consideração, como por exemplo, a instabilidade no acesso, as empresas que usam esta forma de atendimento precisam se atentar a este detalhe, pois em alguns momentos ocorrem e/ou podem ocorrer bloqueios ao sistema por ordem judicial, com isso, prejudica e muito a comunicação das empresas que utilizam o WhatsApp como ferramenta de atendimento com os seus clientes.
A segurança das informações que são compartilhadas no aplicativo também é outro fator preocupante, pois os dispositivos de segurança ainda não estão totalmente claros, por isso, adotar o WhatsApp como forma de atendimento entre empresas e clientes, significa que as empresas estão assumindo o risco de perda ou roubo de dados enviados por meio do aplicativo. Claro que algumas medidas já tomadas diminuíram o risco, mas a segurança ainda não é a ideal.
Por ter sido criado para uso pessoal e não comercial, esta ferramenta não pode ser integrada com outras ferramentas, sendo assim, não existe praticamente um gerenciamento sobre esta forma de atendimento, deixando com isso, esta modalidade de comunicação sem controle.
Sendo assim, fica aqui nossa dica, é muito importante que as empresas analisem a fundo esta ferramenta como forma de atendimento, pois os danos podem ser grandes, e aquilo que até então era considerada uma ferramenta de custo baixo, pode trazer uma enorme surpresa negativa. Não esqueçam, os clientes não gostam e não querem ser incomodados, principalmente sem autorização.
Sua empresa utiliza o WhatsApp como ferramenta de atendimento? Se sim, os clientes já reclamaram? Você já foi contatada(o) por alguma empresa através do WhatsApp sem a sua autorização? Se sim, como você se sentiu? Você aprova e acha produtivo o WhatsApp como ferramenta de atendimento?
Um Grande Abraço a Todos!
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