Experiência! Fator que jamais pode ser Desprezado

aprendizado

Segundo o dicionário Michaelis experiência é: “Ato ou efeito de experimentar. Conhecimento adquirido graças aos dados fornecidos pela própria vida. Ensaio prático para descobrir ou determinar um fenômeno, um fato ou uma teoria, experimento, prova. Conhecimento das coisas pela prática ou observação. Uso cauteloso e provisório. Tentativa. Perícia, habilidade que se adquirem pela prática”.

Mas afinal, por que a experiência é tão importante na vida profissional? Por que é difícil conseguir um emprego quando você não tem experiência? Como fazer para adquirir experiência?

O mercado de Call Center é o que mais dá oportunidades aos jovens no Brasil. O percentual de trabalhadores jovens (entre 18 e 24 anos) é altamente significativo, e eles enxergam nos Call Centers a chance de entrar no mercado de trabalho e adquirir experiência profissional.

Já nos outros segmentos, os jovens encontram muitas dificuldades, pois a grande maioria das empresas pede experiência para assumir uma determinada função ou um respectivo cargo. Mas como uma pessoa vai conseguir adquirir experiência se ela não tem chance de trabalhar?

Os estágios passam a ser uma fonte importante de experiência, mas infelizmente muitas pessoas não encaram o estágio com esta importância, por isso não levam tão a sério e acabam perdendo oportunidades maravilhosas de crescimento e qualificação.

Tudo que vivemos deve ser encarado como aprendizado e experiência adquirida. Quantas vezes já não ouvimos da boca de pessoas experientes uma famosa frase: “Já vi este filme antes”. Isso é experiência adquirida em algum momento da vida que nos faz enxergar o que está acontecendo ou o que pode acontecer mais adiante.

Leitura, participação em eventos, estudo e principalmente a convivência com pessoas mais experientes, nos ajudam também a ganhar a chamada experiência. Vejam hoje no esporte, seja ele qual for, a importância dos jogadores/atletas experientes no grupo. Eles transformam ambientes e dão a tranquilidade e o suporte necessário para o jovem talento despontar no mercado.

Diante disso tudo, seguem abaixo algumas dicas fundamentais para o desenvolvimento das pessoas (principalmente dos jovens), das empresas e do país:

a-) Jovens: Enxergue nas pessoas experientes um parceiro que lhe ajudará a conquistar muitas vitórias, obter maior conhecimento, aprender a lidar e a sair de situações adversas. Não o enxergue como inimigo ou concorrente, afinal, o jovem inexperiente de hoje, será a pessoa experiente e madura de amanhã, que com certeza fará pelos jovens de amanhã o mesmo que os mais experientes fazem por você hoje.

b-) Empresas: Mantenham e valorizem as pessoas com experiência, pois elas serão fundamentais no processo de aprendizagem desta nova equipe que a empresa pretende formar, afinal, estas pessoas que compõe esta nova equipe, são o futuro da empresa, ou seja, os experientes de amanhã. Nunca demita a experiência, deixe com que ela se torne aliada do jovem inexperiente.

c-) Os Experientes: Seja o porto seguro destes jovens, passando todo o conhecimento e a segurança necessária para eles crescerem como pessoas e profissionais. Nunca neguem ajuda, pelo contrário, esteja sempre a frente no quesito formação e gestão de pessoas. Nunca cruze os braços, continue aprendendo e vivendo novas experiências, pois estes jovens também têm muito a ensinar, e nós mais experientes muito a aprender.

Você é um profissional experiente? Você ajuda os mais jovens? Você jovem, já foi ajudado por um profissional mais experiente? Vocês acham importante esta troca entre mais experientes e menos experientes? Você jovem, acha que é importante estar ao lado de um profissional mais experiente?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *