Ética, sem ela, está difícil!

Ética nos Negócios

Segundo o dicionário Michaelis, ética é a parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática. É um conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão. Ética também é a parte prática da filosofia social, que indica as normas a que devem ajustar-se as relações entre os diversos membros da sociedade.

Segundo o autor Vazquez (1985), “ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”. Ou seja, é a ciência de uma forma específica do comportamento humano.

Mas hoje, dentro de um mercado cada vez mais concorrido, que fala muito em respeito ao cliente e as pessoas, não é isso que temos visto, as reclamações são cada vez maiores, e o desrespeito não para de aumentar. Existe uma diferença enorme entre o discurso e a prática.

Mas o que é uma empresa ética? Empresas éticas são aquelas que não usam poder econômico para influenciar decisões políticas, oferecem informações transparentes de interesse de seus públicos, que procuram criar um ambiente de trabalho harmônico, investem no desenvolvimento das pessoas, cortam custos evitando demitir, respeitam e são claras com seus clientes, trabalham forte e de forma rápida na solução, enfim, empresas que fazem o bem não por obrigação, mas por responsabilidade.

Já os líderes éticos, são aqueles que possuem características de poder pessoal carismático, usam sua autoridade para ajudar o subordinado a ser bem-sucedido em seu trabalho e vida pessoal. Ajudam os clientes na solução dos seus problemas, escolhendo sempre o caminho mais rápido e correto, sem enrolações. Ajudam as empresas a prosperarem, a ganhar mercados, simplesmente porque coloca em prática toda a sua experiência e conhecimento, mas com ética, com respeito, sem faltar com a verdade e a transparência. Líderes que falam olhando no olho das pessoas.

No mundo atual, o poder absoluto e dogmático, que regia o equilíbrio entre as relações nas empresas do passado, está ultrapassado e em declínio, pois este poder produz o medo, que é destruidor e inibe as competências individuais que tornam as empresas mais competitivas. O poder ético, que é o poder revestido de sincera responsabilidade, vem ocupando rapidamente o espaço do poder absoluto.

Mas infelizmente vivemos uma realidade onde a ética e os valores, estão voltando a perder um espaço fundamental para a vida e a nossa sociedade. Não a muito tempo atrás, Faculdades tinham na sua grade aulas de ética, as escolas tinham aulas sobre OSPB, hoje não estamos vendo mais isso.

O resultado de tudo isso, é o aumento da corrupção em todas as esferas, não só política, mas na sociedade como um todo, aumento também do desrespeito com as pessoas e com os profissionais de forma geral, hoje valem os benefícios particulares, já a ética, ficou em segundo plano.

Precisamos urgentemente ter uma educação voltada para a ética e para os valores, caso contrário, teremos um país sem controle em um curto período de tempo. Precisamos acordar enquanto a tempo, amanhã pode ser tarde demais. Faça o bem, não importa a quem, mas o faça simplesmente pelo prazer de fazer o bem.

Dentro de uma empresa, qual das situações a seguir, você considera menos ética para um funcionário? Dizer ser sua, uma ideia de outro colega ou subordinado? Não dizer à empresa problemas que sabe que estão acontecendo? Segurar informações úteis para o desempenho de colegas? Usar produtos da concorrência? Falar mal do chefe? Falar mal da empresa? Impedir o crescimento de um subordinado? Não ser transparente com os parceiros de trabalho?

E você, é uma pessoa ética? Você acha que falta ética as pessoas e as empresas?

Um grande abraço!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *