Estratégia com inovação
Encerrando nossos posts sobre as melhores palestras do ExpoManagement 2013, vamos falar hoje sobre Estratégia com Inovação com o professor da Tuk School of Business, o senhor Vijay Govindarajan.
Vijay Govindarajan é professor de International Management da Tuck School of Business do Dartmouth College e diretor e fundador do Centro de Liderança Global William F. Achtmeyer. Foi convidado por Jeff Immelt, chairman e CEO da General Electric, para ser o chief innovation consultant da empresa. Obteve pós-doutorado e o MBA pela Harvard Business School, onde também foi professor. Foi nomeado pela revista BusinessWeek como “Professor Extraordinário” e pelo Financial Times como um dos “50 maiores pensadores de management” do mundo. Govindarajan é autor de mais de 70 artigos. Trabalha com CEOs e diretores das maiores empresas do mundo para estimular, desafiar e aperfeiçoar as ideias deles sobre estratégia. Já trabalhou com 25% das empresas Fortune 500, incluindo Boeing, Coca-Cola, Colgate, FedEx, Hewlett-Packard, IBM, Sony e Walmart.
Ninguém duvida que tudo está mudando o tempo todo e de uma forma muito rápida. Desta forma, que não inovar nas estratégias de negócio, vai ficar para trás em um piscar de olhos.
Segundo Vijay Govindarajan, é preciso se adaptar. ” Mesmo o mundo acadêmico precisou se renovar. Há 100 anos, uma lista com as maiores e melhores universidades do mundo seria dominada pelas instituições alemãs. Hoje, elas não estão entre as 10 melhores. Esse lugar foi ocupado por instituições americanas, aquelas que investiram em inovação”.
Para Govindarajan, “é possível criar o seu futuro administrando o seu presente”. Por isso, segundo o especialista, é preciso ter muito claro que o futuro é agora. ” Não se trata de planejar o que vai ser feito no futuro. A inovação precisa estar presente no cotidiano do seu negócio”.
Um dos exercícios propostos por Govindarajan é o de pensar a sua organização e 2025. “Como ela estará posicionada?” Quem ela estará atendendo?”
O professor entende, ainda, que planejar o futuro não faz sentido, mas que o importante é se preparar para ele. Isso é o que ele denomina “arquitetura estratégica”. A preparação para o futuro é composta segundo ele por quatro importantes etapas:
Etapa 1: levantar hipóteses sobre o futuro baseadas nos sinais frágeis de mudança observados hoje, descartando as que possuam menos evidências.
Etapa 2: formar um ponto de vista concreto sobre o futuro.
Etapa 3: trabalhar as competências essenciais para essa estratégia.
Etapa 4: colocar o futuro antecipado nas prioridades anuais e projetos que se está executando hoje.
Você concorda com as ideias e suas etapas? Como você quer estar posicionado em 2025? Já começou a trabalhar esta estratégia? Você se inova no dia a dia?
Um grande abraço a todos!
Referência: Revista Administrador Profissional
Comentários