Erros graves na comunicação entre atendentes e clientes

irritada

A maioria dos atendimentos tem características delicadas, pois tratam de problemas, reclamações, soluções, críticas, podendo chegar a gerar atritos de grandes proporções se estes profissionais de atendimento não estiverem bem preparados.

Olhando para esta realidade cada vez exigente e desafiadora, a comunicação entre empresas, através de seus profissionais de atendimento com os clientes, precisa transcorrer da melhor forma possível, sendo clara, transparente, esclarecedora e acima de tudo solucionadora.

Fácil? Claro que não, afinal, quando falamos de atendimento, de relação humana e de relação de consumo, todo cuidado e atenção é pouco.

Para melhorar esta comunicação e deixar o diálogo mais leve e esclarecedor, listamos alguns erros graves na comunicação que afetam a boa qualidade do atendimento, deixando o caminho ainda mais difícil. Lembramos que estes erros valem tanto para atendimento por telefone, como pessoalmente.

Colocação de objetos e/ou alimentos na boca, enquanto fala ao telefone ou pessoalmente: embora possa parecer algo básico, notamos que muitos atendentes tem este péssimo hábito que dificulta muito o entendimento, além de passar uma imagem totalmente negativa referente a educação, boas práticas, conduta e respeito ao cliente.

Monotonia e aceleração na voz: boa parte dos atendentes sofre desta prática negativa, falam de uma forma totalmente desanimada, onde parecem que pedem “pelo amor de Deus” para o cliente desligar, e de repente começam a falar sem parar, não dando espaço para o cliente se posicionar, deixando o mesmo nervoso e sem entender nada.

Descuido com a dicção: muitos atendentes não articulam corretamente as palavras, falam uma palavra em cima da outra, atropelando tudo, deixando o cliente perdido nas respostas passadas, confundem agilidade com pressa, em atendimento você dever ser ágil, e não ter pressa.

Interrupção: este é outro erro gravíssimo que afeta ainda mais o humor dos clientes, fazendo criar atritos no atendimento. Temos no mercado vários atendentes que querem adivinhar o que o cliente vai falar e começam a cortá-lo, nada pior para um cliente que ter alguém do outro lado da linha ou do balcão, o interrompendo para querer adivinhar o que ele quer falar, mais uma vez lembro, isso é confundir pressa com agilidade. Agilidade é o atendente ir prestando atenção em tudo que o cliente está falando e já ir montando as respostas de acordo com o seu conhecimento, com a necessidade do cliente e as políticas da empresa.

Falar ao mesmo tempo que o cliente: isso é um outro exemplo horrível de pressa, misturado a falta de educação. Falar ao mesmo tempo que o cliente, vai deixar o clima ainda mais tenso, além de não entender o que o cliente quer e/ou precisa e não se fazer entender. Ouça o cliente e vá planejando seu atendimento e a sua resposta.

Preocupação de demonstrar que possui um alto conhecimento: muitos atendentes na ânsia de demonstrar que dominam o assunto para conquistar o cliente cometem o erro da soberba, querendo inferiorizar o cliente, o deixando em uma condição incômoda, gerando conflitos que acabam atrapalhando ainda mais a solução do problema ou da dúvida. Muito cuidado, não se coloque como superior, mas sim como alguém que está ao lado do cliente, com intuito de ajudá-lo.

Demonstrar superioridade: agora é uma questão cultural e educacional. Ocorre quando o atendente quer demonstrar ao cliente, que ele tem um nível intelectual mais elevado, e por isso ele, cliente, deve aceitar tudo que está sendo dito pelo atendente, afinal ele tem um nível intelectual melhor para saber o que é bom e o que não é bom para o cliente.

Falta de uma sequência lógica durante a conversa: muitos atendentes por falta de atenção e de concentração, perdem a sequência lógica das respostas, começam a explicar uma situação ao cliente, e do nada, começam a falar de outra coisa que até pode ter a ver com a situação, mas não naquele momento ainda. O cliente por sua vez nota, e fica irritado por se sentir sendo ridicularizado.

Ironia: este fato é o que ocorre com maior frequência. Este é o momento quando o atendente não acredita no que o cliente está informando e começa a fazer pouco caso, ironizando tudo que é colocado, isso tira qualquer cliente do sério, até aquele supostamente mais equilibrado. O profissional de atendimento jamais toma este tipo de atitude, por mais que ele tenha certeza que o cliente está mentindo, ele mantem o equilíbrio e o profissionalismo, buscando as respostas e os argumentos corretos.

Contradições: mais um erro grave, o atendente não tem certeza da resposta, e fala algo que não é real apenas para dar uma resposta ao cliente e/ou para se “livrar” dele. Depois que ele viu que passou o procedimento errado ou deu a resposta errada, tenta argumentar e justificar o erro, mas pode ser tarde e já ter criado um problema irreversível, podendo causar prejuízos ao cliente e/ou a empresa. Por isso tenha sempre as respostas à mão, mas se não tiver, não tenha vergonha de falar que não sabe e que vai pesquisar a resposta correta e trazer a solução certa.

Impaciência, descontrole emocional: para finalizar, a regra mais básica e fundamental para quem quer ser um verdadeiro profissional de atendimento e não um atendente. Para trabalhar com atendimento, a pessoa não pode ser impaciente e não ter controle emocional, paciência e controle emocional é a espinha dorsal do atendimento e o ponto de partida para você ser um verdadeiro profissional de atendimento, aquele profissional que o mercado necessita, que o cliente sonha e que a empresa busca.

Você comete algum destes erros? Conhece pessoas que cometem? Já foi atendido por atendentes que cometem estes erros? Você é um atendente ou um profissional de atendimento?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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