Entrevista com Reinaldo Passadori – 2a. parte Comunicação e Liderança

2013-10-23-967

Fechamos hoje, com a segunda parte da entrevista de Reinaldo Passadori a entrevista do mês de outubro. Espero que tenham gostado. Leiam abaixo esta excelente entrevista com dicas interessantes:

Blog Gestão 3.0: Comunicação interpessoal, a liderança empática. Qual a importância da liderança empática no mundo de hoje?

Reinaldo: Para uma pessoa poder exercer uma influência sobre outras pessoas, é fundamental que ela tenha flexibilidade. O que significa isso? Flexibilidade é nada mais que você ter o processo da empatia, que justamente significa você respeitar o outro o entendendo, e entender que o outro tem o direito de ser diferente, pensar diferente e quanto mais eu tenho esta flexibilidade maior é a minha capacidade ou tende a ser, de poder me ajustar, me calibrar ao outro. Quantas pessoas que agem de um jeito e o seu jeito é o certo? Ou seja, são inflexíveis, até costumo brincar dizendo que é aquela pessoa que tem a síndrome de Gabriela, que é aquela modinha antiga, que fala, eu nasci assim, eu cresci assim, e o pior é que a pessoa se programa para o futuro, eu vou ser sempre assim, e na verdade quem age deste jeito no mundo de mudanças e mudanças muito rápidas, fica desatualizada, fica fora de mercado. Porque se estou em um mundo de mudanças, com pessoas bem preparadas, que buscam o aprimoramento contínuo, aprendendo novas técnicas, ou se adaptando as novas tecnologias, com os novos processos que acontecem com muito mais velocidade que acontecia antigamente (de uns 10 anos para cá). Quantas mudanças houveram neste curto espaço de tempo? Então não se pode pressupor hoje, que um líder seja uma pessoa que não seja flexível, daí a necessidade do processo empático, que tem a ver com a comunicação interpessoal. Para poder exercer melhor a influência é importante que a pessoa se ajuste, entenda o outro como o outro é e se calibre a outra pessoa, é como se eu falasse outro idioma, eu me ajusto, ajusto o meu idioma, o meu vocabulário, a minha linguagem a capacidade do outro entender, aí sim a comunicação se processa.

Blog Gestão 3.0: O Sr. comentou também sobre a comunicação espiritual, a liderança inspiradora. Como atingir esta liderança inspiradora nos líderes de hoje?

Reinaldo: Aí tem a ver com consciência, tem a ver com percepção, tem a ver com valores, tem a ver com uma postura ética, quanto mais uma pessoa tem uma consciência sobre o papel existencial que ela tem sobre o planeta, e que está aqui não por acaso, está aqui por uma razão, por uma missão, quanto mais ela tem consciência das suas responsabilidades, e até do papel que ela pode ter em relação às pessoas, em relação ao meio ambiente, ainda mais quando ela exerce o papel de liderança, ela percebe que o papel dela de líder vai influenciar outras pessoas, então essa pessoa passa a ter a responsabilidade sobre a vida das outras pessoas. Obviamente na medida que ela direciona para o bem, para o crescimento, para evolução e até para a consciência de que a pessoa tem que ter certos valores, ter certas responsabilidades, aí certamente a sua conduta vai ser uma conduta edificadora, conduta positiva, que além de atender as necessidades da empresa, de lucros e resultados, ela vai fazer isso com ética, tanto que as empresas mais do que nunca respiram sobre este ar da sustentabilidade, da consciência e da importância da responsabilidade social, da participação até em trabalhos voluntários, estimulando as pessoas que doem um pouco mais de si mesmas e do seu tempo para fazer alguma coisa em prol da humanidade, das pessoas. Entendo que a comunicação espiritual, independente de qualquer que seja a religião que a pessoa adote, pois não estamos falando de religião, é ter essa consciência que nós somos parte do meio, e se eu contribuir, ou pelo menos não destruir já estou fazendo a minha parte.

Blog Gestão 3.0: Como o Sr. enxerga os líderes de hoje e os líderes de ontem dentro da mesma empresa? Como juntar estas forças?

Reinaldo: Nós estamos vendo hoje de acordo com as mudanças, geração X, geração Y, os novos líderes que estão assumindo novos papéis de responsabilidade, e eu vejo que existem conflitos, justamente porque existem diferenças, enquanto os líderes de ontem nesta faixa de idade ao qual me encontro também, percebo e reconheço isso, das dificuldades de adaptação em relação a esta moçada que chegam aí com toda uma série de informações, com tecnologia, mas sem experiência. Da mesma maneira que os líderes antigos ou os mais tradicionais, precisam se adaptar para estarem abertos para receber esta moçada que chega com um bombardeio de informações, ou seja, aprenderam muito rapidamente, conceitos, informações disponíveis na internet, é uma moçada que já vem praticamente com um chip para se conectar e ter a informações rápidas, enquanto nós, as pessoas da geração mais antiga levávamos muito tempo para aprender as coisas, hoje não, esta moçada aprende muito mais rapidamente, não significa que as pessoas tradicionais não tem o seu valor, porque as pessoas tradicionais são as que construíram este mundo maravilhoso que esta moçada que chegou está vivendo, é claro que muitos produtos deixaram de existir, tem tecnologia, o avanço da tecnologia e etc., mas vivemos em um mundo que foi edificado, construído com todas as realizações, modificações, com todas as grandes invenções, enfim, todo um mundo que foi elaborado e desenvolvido por pessoas que com muito sacrifício e esforço ofereceu às pessoas, aos nossos filhos, nossos descendentes este mundo maravilhoso, claro, apesar das dificuldades, dos problemas, que obviamente nós temos na nossa civilização. Então não se pode abrir mão da história, do que foi feito até agora, e esta moçada que vem com tanta informação, vem também sem essa consciência e também nem com tanto comprometimento com a causa, daí é importante também que os jovens estejam interessados em ir adiante no processo, mas que abracem uma causa, que assumam suas responsabilidades e que saibam também entender as pessoas com mais experiência. Porque experiência vem com o tempo, a pessoa adquire conhecimento, mas a experiência ela não adquire através de livros, através de uma informação que fica fácil para ela obter. A experiência vem com a pessoa perceber que ela toma uma decisão e que isso tem reflexos, tem revelações, tem repercussões. Saber que aquilo que ela fala vai ter naturalmente uma consequência e para ser consequente e responsável é interessante que a coisa caminhe um pouco, para adquirir fôlego, estrutura, background, para poder também falar de igual para igual. Então da mesma maneira que uma pessoa mais tradicional ou mais antiga, precisa se adaptar para receber o jovem, também o jovem precisa entender e até desenvolver-se para lidar e diminuir cada vez mais estes conflitos.

Blog Gestão 3.0: Quais as principais características de um grande líder? Aqueles que as empresas sonham em ter nos seus quadros.

Reinaldo: O líder inspirador, aquele que primeiro se auto lidera, aquela pessoa que flui principalmente como exemplo, que tem uma visão clara de futuro, ela não deixa de estudar, desenvolve habilidades, que percebe o quanto ela é importante no processo, que sabe se valorizar, que desenvolve todas essas sete habilidades de comunicação verbal, mas que acima de tudo, seja também confiável, uma pessoa que se pode apostar nela porque ela vai entregar resultados. Então as características fundamentais além de competência para exercer o papel, conhecimento técnico é relativo, porque se ela vai liderar, ela não necessariamente precisa ter todo o conhecimento técnico, mas ela vai inspirar, vai fazer com que as pessoas que tem este conhecimento técnico mais profundo façam o trabalho do jeito que é esperado, mas ela vai inspirar e também delegar o suficiente para que as pessoas assumam suas responsabilidades. Agora uma coisa que ela também precisa ter é justamente esta firmeza, de que ela é a pessoa que não centraliza, mas que vai inspirar e fazer com que as pessoas aconteçam. É como um maestro que rege sua orquestra, que tem cada pessoa cumprindo seu papel e tocando seus instrumentos devidamente afinados, ele vai dar o tom, ele vai dar o toque, ele vai fazer o movimento tal e naturalmente as coisas vão acontecer, e também aquele que respeita a opinião das outras pessoas, ele vai entender as pessoas, vai respeitar o ser humano, vai ouvir e naturalmente vai entender quais são as necessidades, tirar o melhor de cada pessoa. Aquele sistema antigo de quem manda quem pode e obedece quem tem juízo cai por terra. O líder é aquela pessoa flexível, que sabe tirar de cada pessoa as competências e utiliza essas competências para que ao final, os bons resultados sejam atingidos.

Blog Gestão 3.0: Como o Sr. analisa os líderes políticos de hoje? Eles sabem se comunicar?

Reinaldo: Sem dúvida que sabem. Eu só ressalto um aspecto, uma pessoa que desenvolve a comunicação e certamente os políticos desenvolveram, tem toda uma habilidade, tanto é que chegaram lá e conseguiram seduzir, encantar ou influenciar eleitores para que eles fossem os escolhidos. Então uma pessoa que desenvolve e tem uma habilidade de comunicação ela tem o poder de persuasão, e uma pessoa que tem desenvolvida as suas habilidades de comunicação ela tem o poder, só que esse poder de influenciar não necessariamente direciona as suas ações, tanto é que uma pessoa de poder pode influenciar para o lado positivo ou para o lado negativo. Tudo depende do seu caráter, depende da sua intenção. Caráter é como um iceberg, é aquele que fica embaixo da água, é aquela parte que fica escondida, caráter é quando uma pessoa age no escuro, sem que ninguém esteja vendo e infelizmente nós temos muitos políticos, pena que hoje infelizmente os bons são exceção pelo que estamos vendo por aí. Mas nós percebemos que as pessoas, talvez pela facilidade de acesso a dinheiro e etc. entenderam que elas têm o direito de ao entrarem na comunidade fazerem o que bem entendem daquele dinheiro, que boa parte desse dinheiro venha para o seu bolso ou para suas próprias campanhas para continuar no processo de reeleição. Não, não, isto está errado o político na verdade é um servidor de uma comunidade, é aquela pessoa que é, ou deveria ser, escolhida para que dignamente represente aquela comunidade que o elegeu, o escolheu para representa-la, e na medida que nós percebemos que há tantos políticos defendem seus próprios interesses desviando verbas, fazendo tanta corrupção, falcatruas e enriquecendo ilicitamente, então percebemos que embora sejam pessoas dotadas de boa comunicação, não estão direcionando esta boa comunicação para influenciar as pessoas para o bem, mas sim para defender os seus próprios interesses. O que falta aos políticos não é o desenvolvimento da boa comunicação pois certamente são bons comunicadores, mas direcionar o seu caráter para que ao exercer sua boa comunicação e mostrar aquilo que pretendem, ou que desejam, ou que deveriam fazer, conduzam as suas ações para o bem comum, para a comunidade, dentro daquela linha da comunicação espiritual, talvez respirar um pouco mais sobre esta perspectiva de valores, para que o trabalho deles sejam de servir a comunidade, servir a cidade, servir o estado, servir o país como um todo e enfim, servir a humanidade.

Blog Gestão 3.0: Por que o líder que não comunica não lidera?

Reinaldo: Eu penso que hoje aqui, durante o tempo todo, direta ou indiretamente falamos sobre isso. Por que o líder que não exerce o papel de influência, uma pessoa que não fala, que não tem voz, uma pessoa que não consegue perceber o outro, obviamente por mais esforço que faça não vai influenciar outras pessoas, ao contrário, uma pessoa que percebe o papel da sua importância, mesmo que não seja um líder institucionalizado, que possui cargos de coordenação, chefia, liderança, diretoria ou gerência, não importa o tipo, não é isso que toca um líder, mas é a pessoa perceber que qualquer que seja a sua atuação ela pode exercer influência sobre outras pessoas. Vamos imaginar assim, fora de um ambiente de trabalho, em um joguinho de futebol, qualquer que seja a comunidade, até comunidades independentes de trabalho, Maçonaria, clínica da esquina, não importa, a pessoa que exerce o papel de liderança é aquela pessoa que fala, que “morde”, que inspira, que tem interesse, que motiva outras pessoas, obviamente as pessoas passam a ter seguidores, daí se pode perceber o que estas pessoas tem de diferente daquelas pessoas que não conseguem fazer isso. Sem dúvida alguma, uma boa capacidade de comunicação, pois a partir da comunicação que ela consegue não só a ter mais ideias, a ser uma pessoa visionária, mas também fazer valer o seu trabalho, os seus valores. O que faz a diferença é a pessoa ter ideias, ter sonhos, mas colocar em prática estes sonhos, falar, convencer as pessoas a irem juntos neste sonho, aí sim nós percebemos o quanto esta resposta é verdadeira QUEM NÃO COMUNICA NÃO LIDERA, OU AO CONTRÁRIO, QUEM COMUNICA DESENVOLVE HABILIDADES PARA LIDERAR OUTRAS PESSOAS. Tendo como pano de fundo, valores fundamentais como ética, honestidade e integridade, que fazem que ao final vivamos num mundo cada vez melhorar.

Agradecemos a disponibilidade de Reinaldo Passadori em nos atender e prestar este serviço aos nossos leitores.

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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