Entrevista com Mauro Villas Boas! Será que a Política ainda tem Jeito?
Com o intuito de trazer conteúdo e coisas novas aos nossos leitores para que os mesmos tenham em mãos informações e conhecimento, trazemos hoje para a nossa entrevista uma nova liderança, um jeito novo de fazer política, e justamente no momento em que o país passa por mudanças significativas. Falaremos hoje com o candidato a Vereador na cidade de São Paulo, Mauro Vilas Boas, que concorre com o número 40044.
Antes de mais nada, já queremos deixar registrado que nosso blog não recebeu nada do candidato e nem do partido. A entrevista tem apenas o cunho informativo, onde as propostas serão colocadas para todos e cada um faça a sua avaliação. Lembramos ainda, que procuramos outros candidatos para também aqui, deixarem registrado as suas ideias, porém, até o momento, temos apenas o Mauro confirmado.
Mauro Verri Villas Boas, é Graduado em Economia pela Faculdade Santana e Pós Graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), tendo cursado também MBA em Marketing de Serviços pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou em várias empresas, tanto Nacionais como Multinacionais, tem 52 e é um novato na política.
Segue abaixo nossa entrevista, boa leitura a todos e um ótimo aprendizado:
Blog Gestão 3.0: Para o Sr., que vem do mundo corporativo, é um novato na política, porém, de grande experiência em negociação, acredita que será fácil sua adaptação na política?
Mauro Villas Boas: Creio que não será muito difícil a minha adaptação. O meio político, assim como o meio corporativo, é composto por pessoas sérias, comprometidas, inteligentes. Mas também tem aquelas que querem os benefícios de uma posição sem ter corrido atrás. Sucesso só vem antes do trabalho, no dicionário. Acredito que, projetos importantes e de interesse da população, só serão efetivamente colocados em votação e aprovados, com articulação política, muita conversa e convencimento dos Vereadores. O importante é que os projetos, sendo bons para a cidade e para os Cidadãos, independente do Partido ou do Governo precisam ser apoiados, aprovados e colocados em prática.
Blog Gestão 3.0: Quais serão seus grandes desafios no meio político?
Mauro Villas Boas: Acho que os maiores desafios serão a prática da paciência e a tolerância. Há tantas coisas a serem feitas em prol da população, em especial, as de menor poder aquisitivo. E sabemos que as coisas não acontecem na velocidade que precisamos e que, nem sempre, são de interesse dos cidadãos.
Blog Gestão 3.0: Temos grandes problemas de questão social na cidade de São Paulo, sendo um dos maiores, os imóveis sem regularização. De que forma o Sr. pretende ajudar a resolver este problema tão complicado para a cidade e para as pessoas?
Mauro Villas Boas: Isso é uma grande verdade. E é o meu principal desafio, se eleito. Tenho conversado muito com pessoas que tem este tipo de problema. Também tenho conversado com muitos advogados, engenheiros e arquitetos. Uma das formas que podemos resolver este problema é com a ajuda da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil, de SP) e do CREA-SP (Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia, de SP) e da própria USP. Temos muitos estudantes quintanistas de direito, engenharia e arquitetura que podem ajudar na regularização destes imóveis, fazendo trabalho voluntário.
Pelo lado da Prefeitura, através de redução de taxas, tributos e impostos e com parcelamento dos valores devidos, isso se tornará possível tecnicamente e viável financeiramente para os proprietários de imóveis.
Blog Gestão 3.0: Ainda falando do lado social, temos o problema das enchentes que tanto castiga a cidade de São Paulo. Qual seu pensamento, se não para acabar, mas pelo menos para diminuir este problema?
Mauro Villas Boas: Esse é mais um problema sério que a cidade possui e que não tem uma fórmula única para resolver. Mas creio que os principais pontos sejam:
- Coleta seletiva de lixo;
- Conscientização das pessoas para não jogarem lixo nas ruas, rios etc.;
- Reurbanização de áreas com risco de alagamento;
- Limpeza de bueiros e galerias periodicamente;
- Criação de mais áreas verdes na Cidade;
- Realocação dos moradores que vivem às margens de rios e córregos.
Estes são alguns dos pontos que, se não eliminarmos totalmente o problema das enchentes, pelo menos reduziremos os seus efeitos.
Blog Gestão 3.0: O Sr. faz parte de um Instituto que faz um trabalho social com mais de 200 crianças com o intuito de promover a inclusão cultural. O que pode ser feito para que a prefeitura adote, de uma forma mais organizada e planejada, este tipo de trabalho, incluindo também o esporte nas escolas, com o intuito de formar não somente atletas, mas também melhores cidadãos?
Mauro Villas Boas: Você disse bem. Formar Cidadãos!! Para este ponto em específico, eu vou trabalhar para educação em tempo integral para as crianças de escolas da Prefeitura. Onde será destinado um período para atividades esportivas, culturais, como: oficina de desenho, música, teatro, dança etc. Mas não podemos esquecer que são crianças. E que brincar também é aprender.
Para isso, é necessário a valorização, não só dos professores, mas de todo o conjunto pedagógico, como dentistas, psicólogos etc.
A volta dos Jogos Escolares, dos campeonatos de xadrez, olimpíadas de matemática, etc. etc.
Se é possível em escolas particulares de primeira linha, por que não é possível em escolas públicas?
Um País só será de primeiro mundo, com uma população bem-educada!!
Blog Gestão 3.0: Outro fator fundamental para a cidade de São Paulo é a questão ambiental. Quais suas ideias para a questão do lixo sólido?
Mauro Villas Boas: Não é possível para uma cidade com quase 12 milhões de habitantes não ter uma coleta seletiva de lixo, eficiente. Isso não acontece do dia para a noite. Mas vejo alguns condomínios de prédios com sacos e mais sacos de lixo sendo retirados pelos caminhões de coleta. Com certeza 90% (ou mais) do que está sendo descartado poderia ser reaproveitado. Tenho conversado com muitos “carroceiros” pelas ruas de SP, e muitos deles deixam de pegar vários itens porque não tem valor comercial, como papelão, por exemplo. Se gastamos milhões de reais para a coleta “tradicional” de lixo, por que não podemos destinar parte deste valor para investirmos na reciclagem, diminuindo o que será descartado.
Outro ponto importante é com relação às empresas que utilizam embalagens que não permitem a reciclagem, como caixa de leite “pak” (com alumínio na parte interna). Será que não há outro tipo de embalagem que seja reciclável?
Blog Gestão 3.0: Vejo no Brasil como um todo, a falta de conhecimento das pessoas sobre o processo de reciclagem do lixo. Na opinião do nosso Blog, isso é algo que precisa começar a ser difundido desde as escolas primárias. O Sr. tem algum projeto para incluir aula de Educação Ambiental nas escolas da Prefeitura de São Paulo para tratar também de outros assuntos relativos ao tema?
Mauro Villas Boas: Com certeza sim! Mais do que a questão Ambiental, apenas, passa pela questão da formação do Cidadão. A nossa Constituição Federal tem mais de 50 “Direitos” e apenas 5 ou 6 “Deveres”. Há um grande desequilíbrio nesta relação. E sejamos honestos, dos mais de 50 “direitos” praticamente nenhum é cumprido pelos nossos governantes. Não temos Saúde, Educação, Segurança, Transporte adequados às necessidades da população. Um Cidadão melhor preparado saberá cobrar melhor seus direitos. Mas também terá melhor consciência dos seus deveres. E isso que fará o nosso País melhor para todos!!
Blog Gestão 3.0: De algum tempo para cá, temos visto diversos animais abandonados pelas ruas da cidade de São Paulo. Temos solução para este problema? O que o Sr. pode fazer para atacarmos este problema?
Mauro Villas Boas: Um dos problemas que as pessoas de menor poder aquisitivo possuem é com relação ao custo da castração, vacinação e outros cuidados necessários aos seus animais de estimação. Em sua grande maioria de cães e gatos. Penso na criação da “Carrocinha do Bem” que levará estes tipos de serviços às regiões mais carentes da Cidade. Facilitando a vida das pessoas com dificuldade de locomoção e de gastos com estes serviços.
Outro ponto importante é com relação a conscientização das pessoas de maior poder aquisitivo para, ao invés de comprarem animais em “Pet’s Shops”, adotarem os bichinhos em ONG’s que cuidam dos animais ou até mesmo no Centro de Zoonoses, administrado pela Prefeitura.
Um outro ponto importante, é com relação aos maus tratos. Neste caso, colocar em prática o que já está previsto em Lei de proteção dos animais.
Blog Gestão 3.0: O que fazer para melhorar o nível da educação na nossa cidade?
Mauro Villas Boas: Na minha opinião, é um conjunto de ações. Que passa por escola em tempo integral, valorização do professor e corpo docente, informatização das escolas, revisão da grade de ensino, dando prioridade para matérias primordiais que acompanharão as crianças pela vida toda, como Português, Matemática e Inglês. E como falamos há pouco, a questão da Cidadania. Que todos saibam os seus direitos. Mas também os seus deveres. Gosto muito da frase dita por um ex presidente americano que disse certa vez: Não é o que o Estado (País) vai fazer por mim. E sim o que eu (Cidadão) vou fazer pelo meu País”. Porque as pessoas se vão, mas o País fica! Para nossos filhos, nossos netos etc.
Blog Gestão 3.0: O Sr. tem algum projeto em especial que gostaria de divulgar em primeira mão no nosso blog?
Mauro Villas Boas: Como citei anteriormente, o projeto que pretendo priorizar, caso eleito, será o projeto de regularização dos imóveis (sem escritura) na Cidade de São Paulo. São milhares de Famílias que tem este problema atualmente. É preciso resolvermos isso definitivamente!
Em segundo plano, as ocupações irregulares. Maior problema na área central da cidade.
Blog Gestão 3.0: Qual o recado que o Sr. quer deixar para o povo da cidade de São Paulo?
Mauro Villas Boas: Gostaria de deixar uma mensagem de ESPERANÇA. Esperança de que existem muitas pessoas honestas na Política e, principalmente fora da Política.
Mas a Política é o melhor, se não o único, instrumento de mudança que temos. Acreditar que é possível fazer uma Cidade (um Brasil) melhor só depende de nós mesmos. Gosto muito da frase que Platão disse há 2.400 anos.
“NÃO HÁ NADA DE ERRADO COM AQUELES QUE NÃO GOSTAM DE POLÍTICA.
SIMPLESMENTE SERÃO GOVERNADOS POR AQUELES QUE GOSTAM!”
Agradecemos a disponibilidade do Mauro Villas Boas em nos atender e prestar este serviço aos nossos leitores.
Um Grande Abraço a Todos!
Comentários