Entrevista com Fernando Fernandes: O Mundo do Pós-Venda, do Atendimento e da Liderança

Fernando Fernandes

É com grande prazer e satisfação, que trazemos hoje para os nossos leitores dentro da entrevista do mês, mais um presente, uma entrevista com um dos mais renomados palestrantes e profissionais de marketing, atendimento, liderança e vendas do nosso país. Estamos falando de Fernando Fernandes, profissional formado em Engenharia de Produtos pelo LNEC- Lisboa, possui cursos de vendas e liderança em Madri, curso em Frankfurt de uma semana sobre tecnologia de isolamento acústico, participação da Expo Gestão edição 2010, palestrante nas áreas de vendas, relacionamento com o cliente e liderança, escritor com três livros publicados e apresentador do Programa CASES na Record News/ Emissora de Televisão aberta, presente em todo Brasil.

Segue abaixo nossa entrevista, boa leitura a todos e um ótimo aprendizado:

Blog Gestão 3.0: Qual a importância do pós venda para as empresas?

Fernando Fernandes: Sem o pós venda as empresas ficam sem saber a satisfação do cliente. Não cria relacionamento, e é o relacionamento que gera confiança que gera venda.

Blog Gestão 3.0: Na sua opinião, o pós venda no Brasil é bem feito? Por quê?

Fernando Fernandes: Não existe pós venda no Brasil bem feito. Raras são as exceções.

Blog Gestão 3.0: Como o Sr. enxerga o nível de atendimento ao cliente no Brasil?

Fernando Fernandes: Considero de péssima qualidade. Imaturo sem sal.

Blog Gestão 3.0: O que precisa ser feito para melhorar o nível dos atendimentos no Brasil e diminuir as reclamações, principalmente sobre call centers?

Fernando Fernandes:  Primeiro, contratações corretas, Segundo, Treinamento adequado, Terceiro, comprometimento do empresário com o empregado.

Blog Gestão 3.0: O(s) culpado(s) pelo baixo nível de atendimento no Brasil é o Governo, são as empresas, os profissionais de atendimento ou os clientes?

Fernando Fernandes: Acredito que os grandes responsáveis sejam os líderes e empregadores.

Blog Gestão 3.0: O Sr. acredita que o código de defesa do consumidor está ultrapassado e precisa de uma atualização urgente?

Fernando Fernandes: Não, ele é ótimo, são as empresas que estão com códigos ultrapassados.

Blog Gestão 3.0: Qual a melhor forma de reagir à reclamações de clientes através das redes sociais?

Fernando Fernandes: Sendo prudente, honesto.

Blog Gestão 3.0: Qual a importância do líder em uma Central de Atendimento?

Fernando Fernandes: O Treinamento

Blog Gestão 3.0: O líder que não lidera pelo exemplo, consegue crescer e ser respeitado pelos seus liderados?

Fernando Fernandes:  Crescer pode sempre, ser respeitado nunca

Blog Gestão 3.0: Qual o perfil de líder que as empresas e o mercado precisam?

Fernando Fernandes: Líderes que se comprometam com a sobrevivência das corporações e que sejam comprometidos com as pessoas.

Blog Gestão 3.0: Temos visto um aumento significativo, da demanda de clientes que procuram os órgãos de defesa do consumidor contra as empresas. Por que as empresas deixam a situação chegar a este nível? Não é um desrespeito com os clientes?

Fernando Fernandes: Falta de respeito para com seus consumidores, ignorância, falta de atitude, desconhecimento, etc.

Blog Gestão 3.0: Na sua opinião, quem são os grandes exemplos de líderes no Brasil? Por que?

Fernando Fernandes: Ricardo Semler – Ele é o cara.

Agradecemos a disponibilidade do Fernando Fernandes em nos atender e prestar este serviço aos nossos leitores.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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