Empresas feitas para o cliente

Feitas para o cliente

Este é um tema muito importante e que nos leva a refletir muito, tanto como proprietários, executivos, profissionais e clientes. Uma empresa só existe porque existem clientes para ela atender e que enxergam nesta empresa alguma utilidade no que ela faz, comercializa e entrega. Esta empresa só sobrevive porque seus clientes permite que isso ocorra, pois se eles procurarem outra, esta empresa quebra.

Com isso, chegamos a conclusão, que as empresas são feitas de fato para o cliente, pois sem ele, nada acontece, muito pelo contrário, elas não prosperam no mercado e acabam fechando as portas.

Mas se isso é verdadeiro, por que a grande maioria das empresas vão na contramão e insistem em não respeitar os clientes?

Se você perguntar para algumas pessoas e para você mesmo(a): Quais as empresas voltadas para o cliente e que você as respeita? Você vai perceber que a maioria das respostas vão coincidir e a maior parte das empresas vão aparecer várias vezes. Empresas como O Boticário, que desde o seu nascimento, foi um exemplo de empresa focada em meio ambiente e nas melhores práticas de sustentabilidade. O Boticário criou no decorrer dos anos, um conceito muito forte de paixão e encantamento em todos os pontos de contato. Hoje, a empresa é uma das maiores redes de franquia de beleza de todo o mundo.

Outra empresa considerada feita para o cliente é o Laboratório Fleury. Uma empresa que sem dúvida caracteriza da melhor forma possível o sinônimo de excelência em atendimento e relacionamento com clientes no Brasil, um case a ser estudado e seguido.

Outras duas empresas consideradas feitas para o cliente são Serasa, que sempre foi uma empresa pautada pela excelência. Uma empresa que é líder mundial no fornecimento de serviços de informação e gestão de crédito. Natura, mais uma empresa que cresceu trilhando o caminho da sustentabilidade, sendo modelo e referência do que há de melhor no Brasil. A empresa lançou um programa de formação de líderes da mais alta qualidade para o desenvolvimento de colaboradores de alta performance e desempenho, firmando-se como a maior empresa de vendas diretas do Brasil.

Claro que felizmente existem outras empresas, mas não tantas assim, a princípio, citamos apenas estas com o intuito de darmos alguns exemplos do que acontece de positivo no mercado, que embora sejam poucas, mas existem empresas que se preocupam de fato com o cliente.

Estas empresas atingiram esse status, em virtude de um trabalho árduo, onde focar o cliente é uma obrigação. Existem profissionais de atendimento dentro destas empresas que são responsáveis pelos clientes, e quando falamos em ser responsáveis pelo cliente não é olhar para o cliente, pois muitas empresas olham, só olham, não praticam a ação de ser responsável, de “lutar” pelo cliente, correr atrás da solução, do agrado, da satisfação, da fidelidade e com um tempo de resposta muito baixo.

O conceito de empresas e cliente, é que um foi feito para o outro, para isso ser real e verdadeiro, as empresas através dos seus profissionais de atendimento precisam, respeitar, entender, resolver, atender e superar as expetativas dos seus clientes.

Os clientes não precisam só do produto e/ou serviço da sua empresa, eles precisam de muito mais, precisam de produtos e/ou serviços de ótima qualidade, com preços competitivos, atendimento diferenciado e excepcional, dentro de um curto espaço de tempo.

Sua empresa é feita para o cliente? Você está construindo uma empresa feita para o cliente? Você quando procura um produto e/ou serviço, procura uma empresa feita para o cliente? Você sabe reconhecer uma empresa que é feita para o cliente?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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