Emprego x Trabalho

Trabalho

Segundo o dicionário Michaelis, emprego é o ato ou efeito de empregar, função, cargo, colocação, lugar, ocupação. Trabalho é o ato ou efeito de trabalhar, exercício material ou intelectual para fazer ou conseguir alguma coisa.

Após a definição acima e analisando o mercado, notamos que temos infelizmente muitos profissionais querendo emprego, ou seja, o cargo, a colocação, o salário, o simples fato de ter um emprego e não ter trabalho. O trabalho de criar metas, elaborar estratégias, buscar soluções, desenvolver pessoas, gerir pessoas, assumir compromissos, assumir prazos e entregar um resultado.

Infelizmente ainda temos muito do famoso “empurrando com a barriga”, profissionais que passam o seu trabalho para outros executarem e depois dizem que foram eles mesmos que executaram.

Isso causa um sério problema de desmotivação, perda de credibilidade, impacto negativo no ambiente e nos resultados das empresas. Tanto é, que quando se procura motivos para explicar a desmotivação dos colaboradores, a falta de reconhecimento e o “roubo” das ideias, aparecem como um dos principais fatos citados.

Cabe ao departamento de Recursos Humanos, estar sempre presente neste ambiente, através de conversas, pesquisas, reuniões e análises que possam indicar qualquer tipo de desleixo e desrespeito dos profissionais em questão.

Não vejo nada mais gratificante do que a oportunidade de você poder realizar um trabalho de qualidade, analisando todos os pontos, dando oportunidade a todos participarem com ideias, sugestões, críticas, criar metas, estratégias, desenvolver pessoas, gerir pessoas, desenvolver um belo trabalho em equipe e não só atingir, mais superar o resultado esperado.

Vejo ainda uma satisfação grande em ver sua participação naquele expressivo resultado, a felicidade dos colaboradores por terem sido reconhecidos, de terem tido a oportunidade de participar efetivamente daquele belo resultado, proporcionando um clima harmonioso, de alto astral, de confiança, de comprometimento e de realização.

Notar o quanto você foi importante no crescimento daquele ou deste colaborador, sentir no dia a dia o resultado do trabalho expresso no agradecimento de um cliente, no elogio que o cliente faz a sua empresa, ao trabalho do seu departamento. Ver o bem que você proporcionou às pessoas e o resultado alcançado pela empresa, não tem preço.

Você tem emprego ou trabalho? Pensem e reflitam sobre este tema. Quem trabalha, e executa este trabalho com prazer, não sente a pressão como uma coisa ruim, não se stressa fácil e fica satisfeito com os resultados.

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *