Educação e gestão ambiental, um direito e um dever de todos
Nos últimos anos tem se intensificado mundo a fora a preocupação com o meio ambiente, muitos fatores causados pelo Homem, vem degradando cada vez mais a natureza, fazendo com que nós seremos humanos e os animais, sofram com este descaso e falta de responsabilidade.
Olhamos para a grande maioria dos países pelo mundo e enxergamos uma preocupação natural e constante com o modelo de educação ambiental, onde o aprendizado ocorre desde cedo também nas escolas.
No Brasil este aprendizado está sem dúvida muito atrasado, temos nas escolas pouco ou nenhum espaço para a discussão e apresentação do tema, sofremos entre outras coisas o problema do desmatamento, o número pequeno de reciclagem, a poluição e o eterno problema do lixo, que com o crescimento da população, faz também crescer a quantidade deste lixo.
Segundo informações do portal da revista Época, o Brasil perde cerca de 8 bilhões por ano por deixar de reciclar os resíduos que poderiam ter outro fim, mas que são encaminhados aos aterros e lixões das cidades. Este foi o valor estimado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) por encomenda do Ministério do Meio Ambiente. Ainda assim, o volume do lixo urbano reciclado aumentou nos últimos anos. Segundo o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), passou de 5 milhões de toneladas em 2003 para 7,1 milhões de toneladas em 2008, o que corresponde a 13% dos resíduos gerados nas cidades. Se considerada apenas a fração seca (plástico, vidro, metais, papel e borracha), o índice de reciclagem subiu de 17% em 2004 para 25% em 2008. O retorno financeiro é visível: o setor já movimenta R$ 12 bilhões por ano.
Entre 2000 e 2008, verificamos um aumento de 120% no número de municípios com coleta seletiva, chegando a 994. Porém, a maioria está localizada nas regiões Sul e Sudeste do país. O número, embora importante, ainda não ultrapassa 18% dos municípios brasileiros. Já estamos passando da hora de fazer algo relevante que melhorem estes números.
Temos propagandas em televisão, rádios, revistas, jornais e através de cartazes, mais ainda é muito pouco, precisamos entrar de fato no assunto e levá-los às escolas, às universidades e até mesmo às empresas, ou seja, começar um trabalho forte na divulgação desta mudança cultural. Isso tem que ser ensinado sim, não adianta ficar somente fazendo divulgações, precisamos de prática, de discussão, de fatos relevantes, pois o caso é sério e não pode ser tratado com o descaso que vem sendo tratado. As vezes as pessoas querem fazer algo, viram na televisão, mais não sabem como, o que é lixo orgânico é o que é lixo reciclável, se precisar lavar o lixo reciclável antes de entregar, enfim, conhecimentos que precisam ser ensinados na prática.
Aproveitando que o nosso país vive um momento de mudanças, pelo menos aparentemente, vamos colocar entre estas mudanças, uma maior conscientização da importância da educação e gestão ambiental para todos.
Nossa população tem este direito e este dever, o nosso país, o mundo, a natureza e as nossas crianças do futuro agradecem. Você já fez algo em favor do meio ambiente?
Pensem nisso e vamos a luta, meio ambiente não é brincadeira, é futuro, é saúde, enfim, é VIDA.
Um grande abraço.
Comentários