E-Commerce no Brasil, realidade!

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O e-commerce no Brasil faturou no ano de 2012 um total de R$ 22,5 bilhões, ocasionando um aumento de 20% em comparação ao ano anterior, quando registrou R$ 18,7 bilhões. Assim, esta previsão de crescimento feita no segundo semestre de 2012 foi confirmada.

Estes dados são da e-bit, empresa especializada em informações sobre comércio eletrônico com apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Esta alta, de acordo com Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit, foi devida a ações promocionais das lojas e o investimento em datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães.

Ainda segundo os dados levantados pela e-bit, o índice de satisfação do consumidor foi de 86,1%, considerado alto e de acordo com o padrão dos EUA, que é de 85%. O tíquete médio foi de R$ 338,00 reais no primeiro semestre e de R$ 346,00 reais no segundo semestre. O aumento aconteceu por conta das compras de fim de ano que fazem sempre aumentar este tíquete médio.

Segundo Pedro Guasti, aproximadamente metade dos internautas já realiza compras online. Desta forma já são mais de 42,2 milhões de pessoas que fizeram, pelo menos, uma compra pela Internet até hoje no Brasil. Entre os segmentos que mais crescem estão os de Moda e Acessórios, Saúde, Beleza e Medicamentos, aparecem ainda os segmentos de Casa e Decoração, que quase não apareciam no segmento em 2011. Outro dado importante mostra que 46% das pessoas que realizaram compras online eram da Classe C, com renda familiar entre mil e três mil reais, e 54% de todos os pedidos (66,7 milhões) foram realizados com a oferta de frete grátis, o que é um outro dado importante, pois muitas pessoas acham que o frete encarecem a compra e podem deixar de comprar.

Outro dado importante e que chamou bastante atenção de uma forma positiva, foram as compras feitas por um dispositivo móvel, ou seja, smartphone ou tablete que  representaram 2,5% de todas as compras online no país, lembramos ainda que este número em 2011 foi de apenas  0,1%. Este crescimento, de acordo com Pedro Guasti, ocorreu graças aos cada vez mais presentes aplicativos de comparação de preço e de compras de produtos direto pelos dispositivos.

O Brasil fechou o ano ainda, com 86 milhões de acessos na banda larga, aumento de 45% em relação ao ano anterior.

Já o mercado de Compras Coletivas faturou no ano de 2012 um total de R$ 1,65 bilhão, crescimento nominal de 8% em relação ao primeiro a 2011. O número de pedidos foi de 25,3 milhões, aumento de 30%. O tíquete médio foi de R$ 65,40, queda de 17% em relação ao ano anterior. Esse declínio pode ter sido ocasionado pelo aumento na venda de ofertas de Bares & Restaurantes, que possuem tíquete médio maior, como Turismo e Viagens.

Hoje o Brasil ocupa a 6ª. colocação no mercado mundial, e segundo as previsões pode fechar o ano em 5º. lugar. Segundo também uma nova projeção, o Brasil será o quarto maior mercado de e-commerce no mundo em 2015, lembramos ainda um detalhe, a língua portuguesa responde por 4,5% dos idiomas online.

A grande verdade é que embora tenha ainda muito espaço para crescimento referente ao e-commerce, os brasileiros adquiriram uma confiança maior neste tipo de comércio e tem aprovado, embora ainda tenham receio no que tange ao pagamento, devido a possíveis riscos de fraudes, clonagem de cartões e etc., fato este que as empresas tem trabalhado e melhorado positivamente, mas um outro fator que ainda causa muitas reclamações é a demora na entrega, mesmo que haja peças no estoque, que os Centros de Distribuições sejam bem organizados e que haja total empenho da equipe de preparação e distribuição dos pedidos, problemas logísticos, extravios e outras situações, podem ocorrer e ocasionar atrasos no processo final de entrega ao consumidor, isso pode trazer como já traz para algumas empresas processos por danos morais inclusive. Seguem abaixo, alguns dados referente ao crescimento do mercado e-commerce no Brasil:

Faturamento

 

 


FATURAMENTO 

Variação

 

2012

R$ 22,50 bilhões

20%

2011

R$ 18,70 bilhões

26%

2010

R$ 14,80 bilhões

40%

2009

R$ 10,60 bilhões

33%

2008

R$ 8.20 bilhões

30%

2007

R$ 6.30 bilhões

43%

 2006

R$  4,40 bilhões

76%

 2005

R$  2.50 bilhões

43%

 2004

R$  1.75 bilhão

48%

 2003

R$  1.18 bilhão

39%

 2002

R$   0,85 bilhão

55%

 2001

R$   0,54 bilhão

 

Fonte eBit – www.e-commerce.org.br. Não considera vendas de automóveis, passagens aéreas e leilões on-line. 

Produtos Mais Vendidos no Varejo on-line do Brasil – 2011

Produtos mais Vendidos

%

Eletrodomésticos

15

Informática

12

Eletrônicos

8

Saúde e Beleza

7

Moda e Acessórios

7

Fonte: Levantamento mensal realizado pela empresa e-Bit  www.ebitempresa.com.br  /  Compilação:  www.e-commerce.org.br 

Com tudo isso aqui colocado, e com a certeza do crescimento cada vez maior não só do e-commerce, mas como todo o tipo de transação feita via internet, seja através de tablets, PCS, notebooks, smartphone e etc., será cada vez mais primordial as empresas investirem em questões como atendimento, liderança e logística, através de cursos, palestras e treinamentos para manter a qualificação em alta, no intuito de satisfazer os clientes e aumentar cada vez mais este negócio tão importante chamado e-commerce.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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