Dizer Não ao Cliente está Errado?

Não

A grande maioria das pessoas, dos consultores e dos profissionais fala que jamais se deve dizer não aos clientes. Que o não, precisa ser evitado ao máximo, pois é uma palavra negativa que causa insatisfação e afasta o cliente.

Nem sempre os clientes vão chegar perto de você ou ligarem na sua empresa e dizer que tudo está bem, que o seu produto e/ou serviço é o melhor do mundo, que o seu atendimento é fascinante e perfeito. Por muitas ou algumas vezes, os clientes não vão gostar do que recebeu, do que comprou ou do problema que surgiu, porém, nem sempre a culpa é da empresa, afinal ninguém é perfeito, por isso, todos podem cometer erros, inclusive os clientes.

Isso passa a ser um problema para os profissionais de atendimento, causando inclusive confusão na cabeça de alguns, pois por não poder dizer não, estes profissionais acabam não sabendo dar as devidas explicações e assumem para si, erros que em boa parte não são erros da empresa, isso acaba causando prejuízos para a empresa, para os clientes, além de arranhar o nome da mesma.

Esta é uma situação que precisa ser muito bem debatida e levada para a “sala de aula” para ser muito bem estudada e treinada para que os profissionais se sintam tranquilos na hora de trabalhar com o lado negativo do negócio, onde se deve evitar o não, mas não trocá-lo pelo sim, mesmo porque, são opostos.

Acredito que o grande problema não seja o não dizer não, mas sim de que forma dizer para que ele não pareça algo agressivo, e nem passe o significado de que você não está nem aí para o cliente e que ele precisa se virar.

Quando você sabe que tem o não como resposta, é necessário trabalhar alternativas para essa posição negativa, e transformá-la em positiva. Se um cliente telefona para sua empresa, por exemplo, às 22:00 h. e fala que precisa receber um novo cartão de crédito no dia seguinte porque perdeu o outro, o que você vai dizer? Sim?

Você não tem como informar que isso vai ocorrer, mas deve explicar qual será a data de entrega e o porque desta data, veja a diferença, você não disse o não, você apenas informou quais os procedimentos necessários para o envio de um novo cartão, desta forma, o cliente se convenceu automaticamente do que aquilo que ele pediu é impossível.

Você acha que dizer não ao cliente está errado? Você acredita que tem de fato formas de explicar algo ao cliente sem usar o não de uma forma tão negativa? O não é sempre ruim?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *