Discurso Bonito, mas Poucas Soluções

discurso

Estamos vivendo um momento delicado na economia e delicado no mercado como um todo. Desemprego em alta, concorrência cada vez mais acirrada e clientes cada vez mais exigentes e insatisfeitos, porém, poucas empresas e profissionais tem se destacado no mercado.

Quando temos um cenário como mencionado acima, aparecem também os momentos de oportunidade, boa parte das pessoas e das empresas estão passando por momentos delicados, mas infelizmente não estamos vendo empresas e profissionais se aproveitarem do momento para crescer, prosperar e diminuir o ritmo da crise.

Vejo no mercado muitos profissionais e empresas com discursos maravilhosos, onde tudo pode ser feito, tudo  será solucionado, não surgirão novos problemas, nosso produto e/ou serviço é o melhor do mercado, mas para isso, o preço é alto, porém, infelizmente não passam na grande parte das vezes de apenas belos discursos, pois nada acontece assim.

A realidade está bem distante dos discursos, grande parte das promessas feitas nos lindos discursos não são cumpridas e as desculpas são sempre as mesmas, ou seja, culpa de um terceiro, nunca da empresa que prometeu entregar algo e não conseguiu cumprir.

Muitos “empurram com a barriga” e ficam enganando o cliente com o único propósito de ganhar tempo, para no final, entregar algo parecido com o que foi prometido, mas nunca igual, isso irrita o cliente, o deixa insatisfeito com as empresas e as reclamações não param de aumentar, porém, infelizmente estas empresas e estes profissionais continuam atuando no mercado, pois as punições são brandas na maior parte das vezes.

Olhando este cenário, vejo três alternativas: a primeira são alterações no código de defesa do consumidor, deixando as punições mais duras e exemplares, onde seja de fato punido quem criou o problema. A segunda alternativa são os profissionais e empresas, por si só, fazer uma espécie de exame de consciência e mudar este cenário, passar a agir com ética, comprometimento, transparência, promessas verdadeiras, passando para colaboradores e clientes confiança e credibilidade, precisamos mudar essa cultura do “jeitinho brasileiro” e achar que só você é esperto, os outros apenas vítimas. A terceira alternativa é o fato dos clientes punirem as empresas que não os tratam de maneira adequada, isso pode ser feito ao deixar de comprar produtos e/ou serviços destas empresas, divulgar em redes sociais para que outros clientes não caiam  na mesma situação e etc., mas para isso, os clientes precisam ser fiéis a este tipo de comportamento, isso funciona muito bem em outros mercados, como por exemplo o americano, empresas marcadas pelo cliente como inimiga, estão fora do mercado.

Sua empresa também faz belos discursos e nunca entrega o prometido? Você já teve experiências com empresas deste tipo? Você é um tipo de profissional que age desta forma?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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