Cuidados ao se Vestir
A forma como você se veste é um aspecto da comunicação não-verbal com um significado social muito forte e representativo. Não esqueça de algo muito importante, quando falamos trajar ou vestir, isso inclui os acessórios que as pessoas usam, como por exemplo, joias, gravatas, bolsas, óculos, sapatos e etc.
A roupa transmite sinais não verbais sobre a personalidade de uma pessoa, bem como o conjunto de suas crenças e valores. O seu estilo de roupa e de acessórios pode inclusive demonstrar sua cultura, sua forma de pensar, interesses, idade, intenções, autoridade e até mesmo a sua auto-estima.
O estilo de roupa pode enviar uma mensagem confusa, afinal, a roupa é uma forma de comunicação. Quando a pessoa por exemplo, demonstra uma aparência desleixada, com cabelo desarrumado, barba por fazer e roupas amassadas, transmite a mensagem: “Eu não me importo e não estou nem aí”. Já uma pessoa que apresenta um vestuário adequado, demonstra respeito e consideração.
Já um vestido muito apertado que fica marcando e tem um decote ousado, pode parecer atraente, mas pode também transmitir uma mensagem confusa sobre a pessoa dentro do ambiente de trabalho.
Muitas empresas no Brasil, como na Europa e Estados Unidos, criaram e levam a risca a política de se vestir no trabalho, algumas criaram com o nome de “Código de Vestir” com o intuito de evitar abusos e contrangimentos. Já outras empresas adotam o uso de uniformes e fardamentos, o que agrada muita gente, pois com isso, as pessoas não precisam usar e desgastar suas roupas. Porém, temos muitas pessoas que são contra, pois acham que isso é uma forma de preconceito e que tira a livre escolha de se vestir
Na verdade não existe nada de preconceito e muito menos a intenção de tirar a liberdade das pessoas se vestir, a intenção é apenas de se criar nas pessoas, uma forma de aprenderem o que usar e como usar, sem criar constrangimentos para ambas as partes, ou seja, colaboradores, empresas e clientes. Imagine você trabalhando no atendimento de uma Concessionário e atender um cliente com roupa de ginástica? Um empresário indo a uma reunião de negócios importante, trajando uma gasalho?
Você já pensou seriamente na importância do traje no ambiente de trabalho? Quando você se veste para o trabalho, que informação você está enviando para as pessoas? Você acredita que se veste adequadamente em todas as ocasiões?
Um grande abraço a todos!
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