Cuidados ao se Vestir

trajes

A forma como você se veste é um aspecto da comunicação não-verbal com um significado social muito forte e representativo. Não esqueça de algo muito importante, quando falamos trajar ou vestir, isso inclui os acessórios que as pessoas usam, como por exemplo, joias, gravatas, bolsas, óculos, sapatos e etc.

A roupa transmite sinais não verbais sobre a personalidade de uma pessoa, bem como o conjunto de suas crenças e valores. O seu estilo de roupa e de acessórios pode inclusive demonstrar sua cultura, sua forma de pensar, interesses, idade, intenções, autoridade e até mesmo a sua auto-estima.

O estilo de roupa pode enviar uma mensagem confusa, afinal, a roupa é uma forma de comunicação. Quando a pessoa por exemplo, demonstra uma aparência desleixada, com cabelo desarrumado, barba por fazer e roupas amassadas, transmite a mensagem: “Eu não me importo e não estou nem aí”. Já uma pessoa que apresenta um vestuário adequado, demonstra respeito e consideração.

Já um vestido muito apertado que fica marcando e tem um decote ousado, pode parecer atraente, mas pode também transmitir uma mensagem confusa sobre a pessoa dentro do ambiente de trabalho.

Muitas empresas no Brasil, como na Europa e Estados Unidos, criaram e levam a risca a política de se vestir no trabalho, algumas criaram com o nome de “Código de Vestir” com o intuito de evitar abusos e contrangimentos. Já outras empresas adotam o uso de uniformes e fardamentos, o que agrada muita gente, pois com isso, as pessoas não precisam usar e desgastar suas roupas. Porém, temos muitas pessoas que são contra, pois acham que isso é uma forma de preconceito e que tira a livre escolha de se vestir

Na verdade não existe nada de preconceito e muito menos a intenção de tirar a liberdade das pessoas se vestir, a intenção é apenas de se criar nas pessoas, uma forma de aprenderem o que usar e como usar, sem criar constrangimentos para ambas as partes, ou seja, colaboradores, empresas e clientes. Imagine você trabalhando no atendimento de uma Concessionário e atender um cliente com roupa de ginástica? Um empresário indo a uma reunião de negócios importante, trajando uma gasalho?

Você já pensou seriamente na importância do traje no ambiente de trabalho? Quando você se veste para o trabalho, que informação você está enviando para as pessoas? Você acredita que se veste adequadamente em todas as ocasiões?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *