Cuidado! O Exemplo da Copa do Mundo para Você e sua Empresa

Copa 2014

Depois de 64 anos o Brasil voltou a organizar uma copa do mundo de futebol. Copa esta acompanhada de muitas polêmicas e que terminou dentro de campo com uma triunfal celebração do título pelos alemães, ficando o Brasil amargando uma das mais vexatórias participações em Copas do Mundo.

Infelizmente isso foi o menor dos problemas, pois desde que foi anunciado que o Brasil seria o país sede, os atritos, desconfianças e preocupações começaram, alguns eram contra a realização da Copa em nosso país, outros eram a favor. Por outro lado o Governo Brasileiro anunciava a chamada Copa das Copas, dando a entender que o Brasil realizaria a melhor Copa do Mundo vista até então.

Mas será que o Brasil, um país onde faltam entre outras coisas, educação, saúde e segurança, deveria realizar a Copa do Mundo? Será que realizar a Copa do Mundo era a prioridade maior em nosso país? Para uma parte da população e os governantes, a Copa do Mundo traria receitas ao país, geraria empregos diretos e indiretos, o país ia ter a chance de entregar a sua população grandes obras que trariam melhoras consideráveis, e que sem a realização da Copa seria impossível concretizá-las.

Mas o que aconteceu foi que realizamos a Copa mais cara de todas, onde bilhões de reais foram gastos em obras faraônicas, como estádios que hoje dificilmente são utilizados e com isso geram ainda mais prejuízo, pois a manutenção e a receita não vem na mesma proporção, este dinheiro sem dúvida poderia ter sido melhor aproveitado na Educação, na Saúde, na Segurança e no preparo dos jovens para ingressarem nas universidades, nos empregos e até para ingressar no esporte, bastava simplesmente alguém de poder, levantar esta bandeira e demonstrar a todos o porque não era o momento de arcar com todas estas despesas para a realização da Copa do Mundo, do mesmo jeito que fez Estocolmo, quando disse que não tinha condições de realizar os jogos de invernos em sua cidade por existir outras prioridades.

Desta forma, foi desembolsada uma fortuna, talvez algo perto 30 bilhões de reais para atender os gastos com estádios e obras complementares, isso seria suficiente para formar cerca de 20 mil novos médicos no território brasileiro, além de construir postos de saúde, universidades e escolas.

Embora muitas pessoas saibam, algumas não reconhecem que foi dado um passo maior que as pernas, pois gastamos o que não tínhamos na expectativa de lucrar algo que não tinha como, com isso, se dentro de campo a grande vencedora e com méritos foi a Alemanha, fora de campo o maior vencedor foi a FIFA que faturou um valor jamais arrecadado em toda a história das copas, mas ela, FIFA nada tem a ver com isso. Ela simplesmente colocou ao país sede as suas exigências, necessidades e condições para a realização do evento, caberia ao país sede aceitar ou não tais exigências.

Hoje o que estamos vendo foi o que restou das promessas da Copa, as receitas sumiram, as despesas aumentam cada vez mais, as grandes obras prometidas estão até hoje inacabadas ou nem saíram do papel. E para piorar ainda mais a situação, vem aí Olimpíadas.

Com isso tudo, nos cabe apenas uma pergunta: Valeu a pena o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014? A sua vida melhorou? O país melhorou? A economia ficou mais forte?

O mesmo que aconteceu com o Brasil na organização da Copa do Mundo pode acontecer na sua empresa ou na sua vida pessoal, ou seja, gastos sem um planejamento correto, onde fiquem claras quais são as despesas e de onde vem as receitas, gastar sem poder, dar o passo maior que a perna, se preocupar com a festa e esquecer-se dos gastos, não saber definir prioridades e querer mostrar o que você não é, podem e vão te levar a ruína, com dívidas sem fim e a uma recuperação muito difícil, para não dizer quase impossível. Pense nisso, a festa é importante, mas saber gastar nas festas é o que faz a diferença sobre um evento de sucesso ou não.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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