Cuidado! Não se Esforce Demais

esforço

Ao ler o título do nosso post, você deve ter ficado surpreso(a) e imaginou: Como assim, não se esforce demais? Vivemos em um mercado cada vez mais competitivo e concorrido, onde todos buscam um lugar ao sol e o post diz para não ser esforçar demais?

A resposta é sim, o título está correto, o problema aí não é o esforçar, mas sim o “demais”, se esforçar sempre é fundamental, mas se esforçar demais pode ser tão ruim quanto não fazer nenhum esforço, ou seja, passar da medida, pois quase tudo que é demais não é tão bom assim.

Imagine você dentro de uma loja onde existe aquele vendedor insistente que preocupado em fazer demais, não para de te seguir, deixando você incomodado e constrangido. Pense também quando você vai a um restaurante e encontra com aquele garçom todo preocupado em fazer demais pelo cliente e vem a sua mesa de cinco em cinco minutos perguntar se está tudo bem, se precisa de mais alguma coisa.

Se o seu objetivo é afastar o cliente da sua empresa e entrega-lo ao concorrente, parabéns, você está no caminho certo, afinal, todos gostam de um atendimento que encante, mas não de um atendimento que irrite e cause constrangimentos.

Para continuar se esforçando demais e incomodando o cliente, temos também as redes sociais, que são excelentes ferramentas de marketing e de fidelização, mas sem o demais.

As empresas costumam enviar vários e-mails para os clientes pedindo para curtir a página no Facebook ou em outras redes sociais, além de enviar uma quantidade diária significativa de e-mails com promoções e propagandas repetidas, isso acaba lotando as caixas de e-mails dos clientes que ficam ainda mais irritados. Isso se torna um marketing negativo, desta forma, você continua investindo no distanciamento do cliente.

Tenha certeza de uma coisa, nove em cada dez vezes, o excesso de esforço será um tiro no pé, ser excessivamente solícito para agradar um cliente pode não ser só irritante como pode também soar como falso, por isso tenha muito cuidado, a intenção pode ser a melhor possível, mas se o cliente percebe e interpreta como falsidade, pronto, lá se foi embora um cliente que não volta mais.

Acredito que conseguimos resumir a diferença de se esforçar e se esforçar demais, pode estar aí uma das diferenças entre ter clientes fãs e ter clientes indo embora.

Você se esforça ou se esforça demais? Sua empresa se esforça demais? Você acha correto se esforçar ou se esforçar demais?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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