Cuidado! Atendimento e Mentira não Combinam
A cada dia que passa, o mercado fica cada vez mais exigente, sendo assim, o cliente de hoje não se ilude mais com aqueles argumentos de frases prontas. Não basta somente dizer que seu produto é o melhor, que não vão encontrar nada superior, é preciso mais, o cliente precisa conhecer na prática quais são os benefícios daquilo que a sua empresa está oferecendo a ele, e se de fato, atende as suas necessidades. Desta forma, nem pense por um segundo em mentir, inventar, criar cenários ilusórios ou enganar o cliente, pois a consequência será péssima para quem atendeu, para quem vendeu e para a empresa.
O atendimento atual sofreu e ainda vai continuar sofrendo, mudanças significativas, pois os clientes estão cada vez mais por dentro dos seus direitos, e sabem muito bem diferenciar a empresa mentirosa e o profissional mentiroso, da empresa amiga e do profissional correto.
O atendimento educado, gentil, ético, transparente, onde o profissional demonstre uma grande capacidade investigativa, uma boa argumentação, agilidade no atendimento, respeito, empatia, completando com um serviço e/ou produto de qualidade, que atenda as necessidades dos clientes e, principalmente com credibilidade, faz com que o cliente se transforme em um verdadeiro fã da sua empresa.
A mentira não combina com nada de bom, mas quando falamos de atendimento então, ela toma uma proporção gigantesca, pois a sua mentira não vai fazer o cliente ficar satisfeito, muito pelo contrário, vai transformá-lo em “inimigo” número um da sua empresa, sendo assim, se você é um profissional de atendimento ou de vendas principalmente, e usa a mentira como forma de se livrar do cliente ou de vender algo que você tem urgência, para poder cumprir suas metas, cuidado, este não é, e nunca será, o caminho correto.
Às vezes dizer a verdade pode causar uma irritação enorme ao cliente, por isso, os profissionais de atendimento e vendas principalmente, precisam saber se expressar, ter postura, sem uma pessoa centrada, equilibrada, inteligente, que esteja preparada para lidar com conflitos, mas acima de tudo, a empresa precisa ter em todo o seu quadro, pessoas que se preocupam com a agilidade da solução, tanto para resolver depois que o problema ocorreu como antes dele ocorrer.
Quando você fala a verdade, por mais difícil que seja, o cliente mesmo ficando irritado no início, vai te entender e esperar a solução, afinal, problemas podem ocorrer, mas quando você mente, o cliente nunca vai entender, sendo assim, ele não voltará a fazer negócio com a sua empresa, gerando queda de faturamento e futuro desemprego, pois tenha certeza, ele vai espalhar o comentário negativo para uma série de outros clientes.
Mentir só leva você e a sua empresa para um caminho, a destruição, já a verdade, conquista, encanta, cativa e gera confiança. Pense nisso antes de atender os próximos clientes.
Um Grande Abraço a Todos!
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