Cuidado! Atendimento e Mentira não Combinam

A cada dia que passa, o mercado fica cada vez mais exigente, sendo assim, o cliente de hoje não se ilude mais com aqueles argumentos de frases prontas. Não basta somente dizer que seu produto é o melhor, que não vão encontrar nada superior,  é preciso mais, o cliente precisa conhecer na prática quais são os benefícios daquilo que a sua empresa está oferecendo a ele, e se de fato, atende as suas necessidades. Desta forma, nem pense por um segundo em mentir, inventar, criar cenários ilusórios ou enganar o cliente, pois a consequência será péssima para quem atendeu, para quem vendeu e para a empresa.

O atendimento atual sofreu e ainda vai continuar sofrendo, mudanças significativas, pois os clientes estão cada vez mais por dentro dos seus direitos, e sabem muito bem diferenciar a empresa mentirosa e o profissional mentiroso, da empresa amiga e do profissional correto.

O atendimento educado, gentil, ético, transparente, onde o profissional demonstre uma grande capacidade investigativa, uma boa argumentação, agilidade no atendimento, respeito, empatia, completando com um serviço e/ou produto de qualidade, que atenda as necessidades dos clientes e, principalmente com credibilidade, faz com que o cliente se transforme em um verdadeiro fã da sua empresa.

A mentira não combina com nada de bom, mas quando falamos de atendimento então, ela toma uma proporção gigantesca, pois a sua mentira não vai fazer o cliente ficar satisfeito, muito pelo contrário, vai transformá-lo em “inimigo” número um da sua empresa, sendo assim, se você é um profissional de atendimento ou de vendas principalmente, e usa a mentira como forma de se livrar do cliente ou de vender algo que você tem urgência, para poder cumprir suas metas, cuidado, este não é, e nunca será, o caminho correto.

Às vezes dizer a verdade pode causar uma irritação enorme ao cliente, por isso, os profissionais de atendimento e vendas principalmente, precisam saber se expressar, ter postura, sem uma pessoa centrada, equilibrada, inteligente, que esteja preparada para lidar com conflitos, mas acima de tudo, a empresa precisa ter em todo o seu quadro, pessoas que se preocupam com a agilidade da solução, tanto para resolver depois que o problema ocorreu como antes dele ocorrer.

Quando você fala a verdade, por mais difícil que seja, o cliente mesmo ficando irritado no início, vai te entender e esperar a solução, afinal, problemas podem ocorrer, mas quando você mente, o cliente nunca vai entender, sendo assim, ele não voltará a fazer negócio com a sua empresa, gerando queda de faturamento e futuro desemprego, pois tenha certeza, ele vai espalhar o comentário negativo para uma série de outros clientes.

Mentir só leva você e a sua empresa para um caminho, a destruição, já a verdade, conquista, encanta, cativa e gera confiança. Pense nisso antes de atender os próximos clientes.

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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