Cuidado! Atenção com a Geração Nem Nem

Geração

Antigamente as gerações eram definidas a cada 25 anos, mas nos dias de hoje, não se espera mais um quarto de século para se instaurar uma nova geração. Atualmente os especialistas apontam que uma nova geração surge a cada 10 anos apenas. Nas empresas, isso implica em pessoas de diferentes idades e costumes vivendo em um mesmo ambiente de trabalho, trocando experiências, gerando e gerenciando conflitos em períodos cada vez menores.

Com isso surgiram diversas gerações, como Geração Baby Boomer, Geração X, Y, Z, e agora recentemente surgiu a Geração Nem Nem, sem dúvida uma geração preocupante, diferente das outras.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) baseados na Pnad 2012 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e divulgados no ano passado, mostram que o número de jovens de 15 a 29 anos que não estudava e nem trabalhava chegou a quase 10 milhões no país no ano passado, isso significa uma em cada cinco pessoas da respectiva faixa etária.

Por isso, ela é chamada de Geração Nem Nem (Nem Estuda e Nem Trabalha), são números preocupantes, pois mostram uma situação perigosa e que precisa de um projeto urgente para que este número não só deixe de aumentar, mas que também diminua drasticamente, ou até mesmo fique zerado.

Não podemos de forma nenhuma, deixar estes jovens perdidos, esquecidos e sem um rumo, não só no mercado de trabalho, mas na vida, sem perspectiva de futuro, dando “oportunidade” para seguirem um caminho errado e na maioria das vezes sem volta.

Chegamos a um momento onde é necessária a união entre governo, empresas e povo, todos colaborando para esta mudança de rumo. Quando criticamos a organização da Copa do Mundo pelo Brasil, não foi pelo fato de não gostarmos de futebol ou da Copa do Mundo, mas sim por termos outras prioridades muito mais importantes do que realizar este evento, e colocar esta geração no caminho certo é uma destas prioridades em nosso país.

Enquanto não tivermos uma educação de qualidade, bem estruturada e com planejamento, não teremos um país desenvolvido, teremos apenas lampejos de desenvolvimento, mas nunca será consumado.

Agora que terminou praticamente a Copa do Mundo, chegou o momento de colocarmos a mão na consciência, discutirmos o que de fato queremos para o nosso país e colocar a mão na massa, partir para a ação, pois temos uma geração enorme precisando de ajuda para ontem, antes que seja tarde demais e tenhamos um país mergulhado ainda mais na violência.

Você conhece alguém da geração Nem Nem? Conhecia esta geração? Você tem feito algo para ajudar esta geração?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *