Conflito entre Colaboradores. O que Fazer?
Ter conflito na empresa, e principalmente dentro da equipe, gera um clima de egoísmo, expectativas irreais, suspeitas infundadas, comunicação ineficiente e um ambiente totalmente deteriorado, onde a equipe fica totalmente dividida, criando um ar vingativo e até de sabotagem.
A demora ou a não resolução do conflito, causa stress, falta de confiança, polarização e muito desgaste, isso pode inclusive atingir o cliente, que nada tem a ver com o problema.
É fundamental que ao surgir um conflito entre colaboradores, o líder procure sempre ouvir os dois lados da história, pois desta forma, poderá fazer uma mediação justa. Analise e recapitule tudo, procurando entender o que cada uma das partes espera.
É importante deixar de lado as opiniões particulares e os preconceitos, caso os tenham, desta forma. o líder terá mais facilidade para chegar a uma conclusão justa sobre o que de fato está acontecendo e qual medida tomar.
O líder não deve em momento algum dar ouvidos ou espalhar boatos. Deixe muito bem claro a todos, que os boatos não é uma forma viável e muito menos eficaz de comunicação.
Neste momento, o líder precisa dar o exemplo e estimular o respeito mútuo entre todos os membros da equipe, além de pregar um diálogo racional e com muito respeito, sem ofensas profissionais e pessoais.
Em momento algum o líder deve colocar um colaborador contra o outro, e muito menos estimular a rivalidade, existem formas muito mais saudáveis de se resolver conflitos e buscar a excelência.
Procure jamais gritar ou xingar alguém, e na hora de abordar o problema, nunca culpe ou critique alguém, principalmente em público, se precisar chamar a atenção de quem estiver errado, faça isso de forma particular e com muito tato para não parecer parcial.
Você sabe resolver conflitos entre colaboradores? Seu líder, sabe solucionar este tipo de problema? Você já passou por uma situação assim?Se sim, como se sentiu?
Um grande abraço a todos!
Comentários