Conflito entre Colaboradores. O que Fazer?

conflito

Ter conflito na empresa, e principalmente dentro da equipe, gera um clima de egoísmo, expectativas irreais, suspeitas infundadas, comunicação ineficiente e um ambiente totalmente deteriorado, onde a equipe fica totalmente dividida, criando um ar vingativo e até de sabotagem.

A demora ou a não resolução do conflito, causa stress, falta de confiança, polarização e muito desgaste, isso pode inclusive atingir o cliente, que nada tem a ver com o problema.

É fundamental que ao surgir um conflito entre colaboradores, o líder procure sempre ouvir os dois lados da história, pois desta forma, poderá fazer uma mediação justa. Analise e recapitule tudo, procurando entender o que cada uma das partes espera.

É importante deixar de lado as opiniões particulares e os preconceitos, caso os tenham, desta forma. o líder terá mais facilidade para chegar a uma conclusão justa sobre o que de fato está acontecendo e qual medida tomar.

O líder não deve em momento algum dar ouvidos ou espalhar boatos. Deixe muito bem claro a todos, que os boatos não é uma forma viável e muito menos eficaz de comunicação.

Neste momento, o líder precisa dar o exemplo e estimular o respeito mútuo entre todos os membros da equipe, além de pregar um diálogo racional e com muito respeito, sem ofensas profissionais e pessoais.

Em momento algum o líder deve colocar um colaborador contra o outro, e muito menos estimular a rivalidade, existem formas muito mais saudáveis de se resolver conflitos e buscar a excelência.

Procure jamais gritar ou xingar alguém, e na hora de abordar o problema, nunca culpe ou critique alguém, principalmente em público, se precisar chamar a atenção de quem estiver errado, faça isso de forma particular e com muito tato para não parecer parcial.

Você sabe resolver conflitos entre colaboradores? Seu líder, sabe solucionar este tipo de problema? Você já passou por uma situação assim?Se sim, como se sentiu?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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