Complacência, um grande PERIGO
Hoje em dia, onde a concorrência está cada vez mais acirrada, onde qualquer detalhe é fundamental para o sucesso ou o fracasso, as empresas só podem ter em seu quadro, colaboradores excelentes, aqueles que têm verdadeira obsessão pela qualidade, que são contaminados pelo vírus chamado excelência, pois não dá mais para conquistar mercado e prosperar nele com pessoas “mais ou menos”, ou até mesmo “esforçadas”.
Porém, enxergamos ainda nos dias de hoje, mesmo com este mercado tão disputado e competitivo, empresas e líderes excessivamente complacentes com colaboradores que não agregam nenhum valor às empresas, são bonzinhos e complacentes demais com os erros, com o mau atendimento, com a falta de explicações para os problemas e com desculpas que não tem o menor sentido.
As empresas e os líderes de hoje, não podem mais aceitar e ficar sem reagir frente a situações que comprometam o futuro das empresas, da marca, do negócio, da posição no mercado. A complacência vem aliada à falta de qualidade, de comprometimento e a falta de qualificação.
As empresas precisam sim, ser justas, oferecer aos líderes e colaboradores o que há de melhor em estrutura, informações completas, excelente ambiente de trabalho, gestão participativa e colaborativa, mas jamais passar a mão na cabeça dos colaboradores aceitando sucessivos erros, isso é um passo enorme para a derrota, e para os derrotados nenhuma explicação salva, nenhuma desculpa compensa e nenhuma complacência justifica.
Com toda esta complacência, que parece aumentar e não diminuir, cada vez mais temos acompanhado nos noticiários, erros que vem se repetindo no decorrer dos anos não só nas mesmas empresas mas em novas também, basta analisarmos as notícias e vamos ver que são quase sempre as mesmas reclamações.
Empresas de telefonia celular com problemas de sinal e planos, demora ou falta de atendimento nos hospitais, demora de atendimento nos call centers, mesmo com uma lei própria para evitar este tipo problema, reclamações sobre qualidade de atendimento em lojas, agora de uns tempos para cá tem ocorrido vários casos de pessoas que encontram dentro de diversos produtos, bichos inteiros ou pedaços, produtos de alimentação que foram misturados a produtos de limpeza, entre outros.
Quantas vezes nós mesmos não reclamamos, ou ouvimos outras pessoas reclamarem que foram a um lugar e tiveram um problema, e que ao voltarem ao mesmo lugar o problema ainda permanecia.
Este é o problema da complacência, começar a conviver com os erros e problemas achando que é normal, que as pessoas são humanas e tem o direito de errar, concordo plenamente que temos o direito de errar, mas os erros e problemas não podem se repetir, estes erros e problemas não podem ser gerados por falta de atenção, de comprometimento e de responsabilidade, recentemente vimos mais um caso de erro médico, onde amputaram a perna errada de um paciente, e ao serem chamados atenção pela família sobre o erro, voltaram para a sala de cirurgia e amputaram a perna correta, mas o paciente que era para ter apenas uma perna amputada, teve as duas.
O que temos acompanhado nada mais é que erros e problemas que aumentam por complacência, e isto precisa ser revisto e muito bem acompanhado. Quando você tem dentro da sua empresa, seja ela de que segmento for, erros e problemas, a tendência é diminuí-los ou zerá-los e não aumentar.
Ao se tratar de erros e problemas precisamos ser justos, corretos, atenciosos, minuciosos e em certos momentos até rígidos, mas nunca injustos, relaxados, mal educados, desrespeitadores, tirânicos e muito menos complacentes. O respeito a pessoa e ao profissional é fundamental.
Quando nos corrigimos e/ou corrigimos alguém, nós estamos ajudando a criar pessoas e profissionais melhores, que irão trazer a eles próprios e as empresas, excelentes resultados e aos clientes, o prazer de serem ouvidos, bem atendidos e receberem produtos e serviços de qualidade.
Você é complacente? Acha correta a complacência? Sua empresa é complacente? Seu líder é complacente?
Um grande abraço a todos
Comentários