Como Você Encara os Erros?
Todas as pessoas estão sujeitas a cometer erros, mas a grande maioria encara o erro como um problema enorme e uma experiência amarga e desagradável. O erro incomoda tanto as pessoas, que elas ficam irritadas, agressivas com outras pessoas e até com elas mesmas, chegando em alguns casos a baixar demais a autoestima, podendo causar inclusive depressão. Isso tudo acontece, porque desde criança aprendemos que erro é uma coisa ruim e precisa ser evitado a qualquer custo. Qualquer custo? Aí está o problema. O que diferencia o problema que o erro causa à você, é a maneira como você lida com eles.
Com medo enorme de errar, as pessoas passam a maior parte da sua vida tentando evitar o erro, no mundo dos negócios isso é extremamente prejudicial, pois a pessoas com medo de errar, perdem a vontade de arriscar e criar coisas novas. Lembre-se, quando cometemos um erro temos sempre duas opções: admitir este erro e identificar os caminhos para corrigi-los, impedindo que eles se repitam ou fingir que nada aconteceu, que além de antiético, na maioria das vezes pode ser muito perigoso.
Dependendo da gravidade do erro e se ele não for solucionado rapidamente, podem causar grandes danos para a empresa, além de prejudicar o profissional com o líder, com os companheiros de trabalho e no mercado de trabalho, manchando sua reputação.
Ninguém erra de propósito, por isso, aprenda a lidar com os erros e saiba como resolvê-los, assuma-os e comunique imediatamente, não tente jamais esconder ou procurar culpados, afinal, você errou tentando acertar.
Nunca esqueça, que quando ocorrer um erro, você precisa ter ou traçar uma estratégia para que ele possa ser resolvido de forma rápida e eficaz sem que isso, prejudique você, seus companheiros, a empresa e o cliente.
Sendo assim, não deixe o erro inibir você, pense sempre em criar novas coisas, novos produtos e novos processos, se você usar a criatividade, não se preocupe, se algum erro acontecer, você saberá solucionar rapidamente e sem prejuízos a ninguém. O erro faz as pessoas crescer, aprender e criar diferenciais, quem não tenta não erra, mas também não vai conquistar nada.
Você já errou? Aprendeu com os erros? Este erro tirou sua vontade de criar coisas novas? Você foi punido ou apoiado quando cometeu um erro? Você tem medo de errar?
Um grande abraço a todos!
Comentários