Como está a Comunicação na sua Empresa?

Tenho acompanhado e recebido relatos de diversas pessoas dizendo que o maior problema das empresas é a comunicação, ou, a falta dela.

Muitos dos problemas que ocorrem em atendimento, com colaboradores e etc., são motivados por uma comunicação ineficiente ou por não ter comunicação.

Diversas pessoas insistem em segurar informações e não passá-las adiante, o motivo, quase sempre o mesmo, não querem passar tudo que sabem para não perder espaço. Desculpa totalmente infeliz e sem nenhum nexo, dentro de uma empresa, todas as pessoas precisam falar a mesma língua e receber todas as informações necessárias.

Quando isso não acontece, começamos a entender porque os clientes reclamam que quando ligam em uma Central de Atendimento cada um fala uma coisa, e pior, quando a empresa possui lojas, filiais e etc., as informações também são diferentes das recebidas por telefone.

As empresas, através de seus líderes, precisam entender que a comunicação bem feita é mais de meio caminho andado para o sucesso no relacionamento com clientes (fãs), fornecedores e colaboradores, sendo assim, é necessário se discutir a melhor forma de fazer com que todas as informações cheguem a todos de uma forma clara, transparente e padronizada, não deixando dúvidas para ninguém.

O ideal é que as comunicações em sua grande maioria sejam feitas pessoalmente, no formato olho no olho, e depois que todos estiverem cientes e com suas dúvidas sanadas, as mesmas devem ser formalizadas através da intranet ou por outro formato de comunicação oficial da empresa.

As empresas precisam desenvolver o hábito da comunicação bem feita, organizada, clara e transparente, e entender de uma vez por todas que isso é sem dúvida, um dos pontos fundamentais para o sucesso de todos e a satisfação dos clientes.

Quantos de nós, por exemplo, já passamos por situações onde o cliente reclama de algo, você explica que tem que ser daquele jeito, e depois vem alguém, pega no telefone e fala com o cliente que o processo mudou e pode ser feito de outra forma? Isso é péssimo para todos, lembrando que estamos citando apenas um exemplo simples, pois existem diversos problemas muito maiores e que trazem grandes prejuízos para as empresas, exatamente por falta de uma comunicação eficiente, clara e transparente.

Quantas vezes você como cliente e/ou profissional, passou por problemas de falta de comunicação? Qual foi a sua reação? O que lhe disseram? Você ficou satisfeito? Como está a comunicação na sua empresa hoje???

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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