Como Ensinar e Treinar?

Justiça

Hoje, muitas empresas têm dificuldades ao aplicar treinamentos por não saberem exatamente como treinar, como ensinar, enfim, saber qual o melhor método.

Longe de nos colocarmos como o “rei da verdade” e apresentar aqui um método único e perfeito, vamos apresentar aqui uma forma que deu e continua dando certo comigo e com outras pessoas, no dia a dia de treinamentos, palestras e eventos. Quem quiser compartilhar, tenha certeza, é um ótimo método e tem alcançado excelentes resultados.

Vamos falar do método chamado de Quatro Leis do Aprendizado. Essas Quatro Leis do Aprendizado funcionarão muito bem para melhorar o desempenho de qualquer equipe, organização ou grupo.

As Quatro Leis do Aprendizado são:

a-) Explicação: Antes de querer que alguém tenha pelo menos a noção de como fazer algo, há necessidade de uma explicação ampla e detalhada do que é, porque fazer, como fazer e onde irá chegar fazendo isso. Hoje temos visto líderes e pessoas ligadas a treinamento com uma certa preguiça de explicar a fundo o que e como deve ser feita as coisas, causando sérios problemas para todos.

b-) Demonstração: Existem muitas coisas que só a explicação, mesmo que bem detalhada e esclarecida, não é suficientes para obter aprendizado. Por isso é necessário demonstrar o como fazer, se apegando inclusive aos detalhes, que na hora de fazer algo, faz toda a diferença. Hoje, quando um líder ou profissional de treinamento faz uma demonstração, ela é bem superficial, chegando a deixar os colaboradores com mais dúvidas ainda. Tanto para a explicação como para a demonstração, ter uma boa didática é fundamental.

c-) Imitação: É o momento em que o colaborador começa a colocar em prática tudo que foi explicado e demonstrado, ou seja, ele começa a colocar a mão na massa e fazer as coisas de acordo com o seu aprendizado. Neste momento, se necessário, são feitas as correções pelo líder ou pelo profissional de treinamento que tenha feito a explicação e demonstração, visando melhorar o que ainda não está bom, enfim, seria dar uma calibrada.

d-) Repetição: Do mesmo jeito que acontece com os grandes atletas, com os profissionais das empresas também não é diferente. Após o aprendizado, a repetição é fundamental para fazer cada vez melhor aquilo que você aprendeu. Do mesmo jeito que atletas ficam horas repetindo alguns fundamentos até depois do treino, o profissional das empresas precisa fazer o mesmo, repetir as vezes até a exaustão, tudo em busca da melhoria contínua e da busca de resultados melhores no dia a dia.

Estas Quatro Leis do Aprendizado, podem ser resumidas da seguinte forma: ensinar com palavras e ações.

O mais importante são as ações: seu exemplo, um modelo, uma demonstração. O famoso, “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, com certeza não é uma boa metodologia de ensino e liderança. As palavras tem de fato poder, mas a força do exemplo, o seu exemplo, é muito maior.

Para quem tiver interesse nesta máxima, que o exemplo tem muita força no aprendizado, assistam a um vídeo no youtube chamado Children see…Children do. Muito interessante, verdadeiro e realista. Este vídeo talvez, explique melhor o que estamos vivendo hoje e como viveremos no futuro.

Vocês conheciam estas Quatro Leis do Aprendizado? Vão praticá-las? Conhecem alguém que aplica estas Quatro Leis do Aprendizado? Gostaram deste método? Conheciam este vídeo de grande exemplo?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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