Como Ensinar e Treinar?
Hoje, muitas empresas têm dificuldades ao aplicar treinamentos por não saberem exatamente como treinar, como ensinar, enfim, saber qual o melhor método.
Longe de nos colocarmos como o “rei da verdade” e apresentar aqui um método único e perfeito, vamos apresentar aqui uma forma que deu e continua dando certo comigo e com outras pessoas, no dia a dia de treinamentos, palestras e eventos. Quem quiser compartilhar, tenha certeza, é um ótimo método e tem alcançado excelentes resultados.
Vamos falar do método chamado de Quatro Leis do Aprendizado. Essas Quatro Leis do Aprendizado funcionarão muito bem para melhorar o desempenho de qualquer equipe, organização ou grupo.
As Quatro Leis do Aprendizado são:
a-) Explicação: Antes de querer que alguém tenha pelo menos a noção de como fazer algo, há necessidade de uma explicação ampla e detalhada do que é, porque fazer, como fazer e onde irá chegar fazendo isso. Hoje temos visto líderes e pessoas ligadas a treinamento com uma certa preguiça de explicar a fundo o que e como deve ser feita as coisas, causando sérios problemas para todos.
b-) Demonstração: Existem muitas coisas que só a explicação, mesmo que bem detalhada e esclarecida, não é suficientes para obter aprendizado. Por isso é necessário demonstrar o como fazer, se apegando inclusive aos detalhes, que na hora de fazer algo, faz toda a diferença. Hoje, quando um líder ou profissional de treinamento faz uma demonstração, ela é bem superficial, chegando a deixar os colaboradores com mais dúvidas ainda. Tanto para a explicação como para a demonstração, ter uma boa didática é fundamental.
c-) Imitação: É o momento em que o colaborador começa a colocar em prática tudo que foi explicado e demonstrado, ou seja, ele começa a colocar a mão na massa e fazer as coisas de acordo com o seu aprendizado. Neste momento, se necessário, são feitas as correções pelo líder ou pelo profissional de treinamento que tenha feito a explicação e demonstração, visando melhorar o que ainda não está bom, enfim, seria dar uma calibrada.
d-) Repetição: Do mesmo jeito que acontece com os grandes atletas, com os profissionais das empresas também não é diferente. Após o aprendizado, a repetição é fundamental para fazer cada vez melhor aquilo que você aprendeu. Do mesmo jeito que atletas ficam horas repetindo alguns fundamentos até depois do treino, o profissional das empresas precisa fazer o mesmo, repetir as vezes até a exaustão, tudo em busca da melhoria contínua e da busca de resultados melhores no dia a dia.
Estas Quatro Leis do Aprendizado, podem ser resumidas da seguinte forma: ensinar com palavras e ações.
O mais importante são as ações: seu exemplo, um modelo, uma demonstração. O famoso, “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, com certeza não é uma boa metodologia de ensino e liderança. As palavras tem de fato poder, mas a força do exemplo, o seu exemplo, é muito maior.
Para quem tiver interesse nesta máxima, que o exemplo tem muita força no aprendizado, assistam a um vídeo no youtube chamado Children see…Children do. Muito interessante, verdadeiro e realista. Este vídeo talvez, explique melhor o que estamos vivendo hoje e como viveremos no futuro.
Vocês conheciam estas Quatro Leis do Aprendizado? Vão praticá-las? Conhecem alguém que aplica estas Quatro Leis do Aprendizado? Gostaram deste método? Conheciam este vídeo de grande exemplo?
Um grande abraço a todos!
Comentários